F1: McLaren confirma Piastri


GettyImages-1398092992.jpgOscar Piastri

Para a surpresa de zero pessoas, a McLaren anunciou a contratação de Oscar Piastri, pivô de uma polêmica envolvendo a equipe inglesa e a rival Alpine (leia aqui). O acordo foi confirmado após a Direção de Reconhecimento de Contratos (CRB) decidir que o contrato entre as partes, que suscitava dúvidas devido ao vínculo anterior do jovem australiano com a escuderia francesa, tem validade. Ele atuará no lugar de Daniel Ricciardo (leia aqui) a partir de 2023, correndo ao lado de Lando Norris.

De acordo com a McLaren, o contrato com Piastri tem “múltiplos anos” de vigência, o que indica que o piloto deve permanecer por pelo menos mais duas temporadas junto aos britânicos. Campeão da Fórmula 2 em 2021, ele chega cercado de expectativas não apenas pelo desempenho nas pistas, mas pelo imbróglio gerado com a Alpine. Os franceses investiram no piloto por vários anos e o tinham como reserva até então. Ele foi escolhido para assumir o lugar deixado por Fernando Alonso (leia aqui), mas rejeitou a vaga logo após ser anunciado pela escuderia.

A Alpine ainda aguardava a decisão da CRB para confirmar seus pilotos. Com o veredicto, a escuderia deve buscar outro corredor para o lugar de Alonso, que pode vir a ser o próprio Ricciardo. “Agradecemos à CRB pelo encontro de segunda-feira (29) e temos conhecimento da decisão. Consideramos o assunto encerrado de nossa parte e anunciaremos nossos titulares para 2023 quando for apropriado”, resumiu a equipe, em nota.

A CONFUSÃO

O problema da Alpine começou quando Alonso, surpreendentemente, foi anunciado pela Aston Martin para o lugar de Sebastian Vettel. Otmar Szafnauer, chefe do time francês, afirmou ter sido pego de surpresa por ter se reunido com o espanhol momentos antes, tendo recebido um sinal positivo quanto à renovação entre as partes. De imediato, a equipe nomeou Piastri, então seu reserva, para a vaga de titular em 2023. Momentos depois, o australiano comunicou, em seu perfil no Twitter, que não havia concordado com a decisão.

A negativa de Piastri pegou a todos de surpresa. Afinal, qual novato rejeitaria uma vaga na Fórmula 1, principalmente da equipe onde é reserva e que investiu em sua carreira? Nos bastidores, de imediato, surgiram rumores de que a McLaren estava acertada com o australiano, faltando apenas acertar a rescisão de Ricciardo. Dias depois, com o anúncio do fim do contrato do atual titular, ficou clara a jogada da equipe inglesa.

 

1358948207
Piastri, pela Alpine, participa de teste em Abu Dhabi em 2021

Faltava, porém, resolver a pendência contratual. Piastri estava assinado com a McLaren, mas a Alpine alegava ter um vínculo válido com o australiano. O acordo, inclusive, previa que os franceses precisavam encontrar uma vaga para o novato na temporada 2023, mesmo que não fosse em um carro seu. Contudo, haveria uma cláusula indicando que o futuro de Oscar deveria ser definido até 30 de junho, o que não ocorreu: sua confirmação no time só veio no início de agosto, quando também Alonso anunciou sua saída. A CRB reconheceu que apenas o contrato entre Piastri e a McLaren, assinado em 4 de julho, teria validade, dando fim à discussão.

Anteriormente, devido ao contrato que obrigava a Alpine a achar uma vaga para Piastri, o australiano fora ligado à Williams (leia aqui), para substituir o contestado Nicholas Latifi.

Confira abaixo como está o grid da Fórmula 1 2023 e o ano em que se encerra o contrato do piloto com a respectiva escuderia.

RED BULL RACING
#1 Max Verstappen (HOL) – Confirmado – 2028
#11 Sergio Perez (MEX) – Confirmado – 2024

MERCEDES-AMG
#44 Lewis Hamilton (ING) – Confirmado – 2023
#63 George Russell (ING) – Confirmado – 2023

FERRARI
#55 Carlos Sainz (ESP) – Confirmado – 2024
#16 Charles Leclerc (FRA) – Confirmado – 2024

MCLAREN-MERCEDES
#4 Lando Norris (ING) – Confirmado – 2025
#? Oscar Piastri (AUS) – Confirmado – 2024

ALPINE-RENAULT
#00 ??
#31 Esteban Ocon (FRA) – Confirmado – 2024

ALPHATAURI-RED BULL
#10 Pierre Gasly (FRA) – Confirmado – 2023
#22 Yuki Tsunoda (JAP) – Deve renovar – 2022

ASTON MARTIN-MERCEDES
#14 Fernando Alonso (ESP) – Confirmado – 2024
#19 Lance Stroll (CAN) – Deve renovar – 2022

WILLIAMS-MERCEDES
#6 Nicholas Latifi (CAN) – Provável dispensa – 2022
#23 Alexander Albon (TAI) – Confirmado – 2024

ALFA ROMEO-FERRARI
#77 Valtteri Bottas (FIN) – Confirmado – 2025
#24 Guanyu Zhou (CHN) – Deve renovar – 2022

HAAS-FERRARI
#47 Mick Schumacher (ALE) – Incerto – 2022
#20 Kevin Magnussen (DIN) – Confirmado – 2023

SEM EQUIPE
#3 Daniel Ricciardo (AUS)


Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s