A gigante dos eletrônicos Xiaomi está mirando o segmento automotivo há algum tempo e os planos podem ser colocados em prática muito em breve. De acordo com informações vindas da China, a empresa negocia com a compatriota Beijing Auto (BAIC), aliada antiga de Hyundai e Mercedes-Benz, a produção de veículos. A montadora serviria como aliada na nova investida, “emprestando” know-how e tecnologias.
Nesta negociação, especificamente, a Xiaomi poderia comprar parte de uma das três fábricas da joint-venture BAIC-Hyundai. As partes negam conversas neste sentido, mas a agência Bloomberg crava que a possibilidade é real. O interesse da empresa de tecnologia é produzir veículos elétricos, o que seria facilitado pela já existente infraestrutura da Beijing Auto.
Segundo a Bloomberg, a Xiaomi tem enfrentado problemas para obter licenças como montadora na China. Nem mesmo a confirmação do interesse em atuar no setor, feita em outubro de 2021, e a construção de uma fábrica na capital Pequim para 300 mil veículos anuais, iniciada no começo de 2022, facilitaram o processo da empresa junto às autoridades. A companhia almeja investir US$ 10 milhões para viabilizar a montagem de elétricos até meados de 2024 e a falta de autorização legal pode ser um enorme entrave para o cronograma original da Xiaomi.
[ Fonte: Bloomberg ]