Desde o lançamento da última geração de picapes da Ram, em 2018 (leia aqui), esperava-se que a 1500 desembarcasse no Brasil com o motor a diesel que chegou às lojas norte-americanas em meados de 2019 (leia aqui). Como sabemos, ela veio ao País apenas com propulsor a gasolina (leia aqui) e agora se sabe o porquê: a empresa decidiu dar fim ao 3.0 EcoDiesel, encerrando sua produção em janeiro de 2023. A justificativa para a medida é a transição da gama à eletrificação.
Até janeiro, os americanos poderão encomendar suas 1500 com o 3.0 V6 EcoDiesel de 264 cv e 66,3 kgfm. Ele é uma evolução do propulsor que estreou na Ram em 2013, sendo mais potente e econômico, contando ainda com uma máquina elétrica para funções auxiliares, como fazer as vezes de motor de arranque. O propulsor é combinado sempre ao câmbio automático de oito marchas, ao sistema de tração 4×4 e à carroceria Crew Cab, com cabine dupla mais espaçosa. É possível adquiri-lo em todas as variações da Ram 1500: Tradesman, Big Horn/Lone Star, Laramie, Limited Longhorn e Limited.
A morte da 1500 EcoDiesel acontece cerca de um ano antes da chegada da variante elétrica (leia aqui), prevista para o início de 2024. Sem ela no mercado, apenas a General Motors seguirá com picapes a diesel nos EUA. Por lá, Chevrolet Silverado e GMC Sierra ainda têm tal opção na gama, mas sua oferta também deve ser encerrada em breve.