A Toyota anunciou o fechamento definitivo de sua fábrica em São Petersburgo, na Rússia. Com atividades suspensas desde 4 de março, como parte da retaliação ocidental ao ataque do país à vizinha Ucrânia, a planta não voltará mais a operar. Por ora, porém, não há planos de deixar o mercado local.
Ao paralisar a fábrica, a Toyota comunicou aos empregados que havia perspectivas de reabri-la no futuro. Passados quase sete meses, porém, o cenário parece pouco favorável para uma retomada. Os trabalhadores já foram comunicados da decisão e deverão ser dispensados. “A decisão de encerrar a produção de veículos Toyota na Rússia não foi fácil. Porém, passados seis meses, não estamos aptos a retomar as atividades normalmente e não há indicação de que possamos fazê-lo no futuro,” informa a montadora, em nota.
Na Rússia, a Toyota produzia o sedã Camry e o SUV RAV4, ambos destinados ao consumo local. Por ora, a empresa garante que continuará presente no mercado, com uma operação “otimizada e reestruturada” direto da capital Moscou. Ela indica ainda que continuará com a rede de lojas atual para atender a proprietários de veículos Lexus e Toyota.