A Ferrari revelou mais um modelo único criado sob encomenda de um de seus mais fieis e abastados clientes. Chamado SP51, o one-off é um conversível derivado do 812 GTS de produção (leia aqui), desenvolvido sob medida pela divisão Special Projects. Ele é destinado a um comprador que mora em Taiwan.
Apesar de tomar a base do 812 GTS, o SP51 tem superfícies exclusivas, mais lisas, perdendo boa parte dos vincos que marcam o modelo de produção. A inspiração vem dos modelos antigos da Ferrari, o que inclui a pintura com faixas brancas e azul, trazida do 410 S usado nas pistas a partir de 1955. Já o vermelho Rosso Passionale, com três camadas, é exclusivo do one-off. É também possível observar a fibra de carbono aplicada em várias partes da carroceria, como “asa” que envolve a parte traseira do cockpit, deixando o esportivo com jeito de targa.
O interior muda bem menos, mas também traz elementos específicos. O Rosso Passionale aparece na alcântara dos bancos, portas e painel, enquanto o azul e o branco aparecem nas costuras dos assentos, no console e em um ou outro componente. Já a mecânica é basicamente a mesma: sob o longo capô, esconde-se o 6.5 V12 de 800 cv (8.500 rpm) e 73,2 kgfm (7.000 rpm), com câmbio de dupla embreagem e sete marchas. No 812 GTS, ele faz o conversível acelerar de zero a 100 km/h em menos de três segundos e aos 200 km/h em 8,3 s, com máxima de 340 km/h.
O 812 é o modelo mais utilizado pela Ferrari para criar produtos específicos para seus clientes, como já indicava o Omologata (leia aqui).