A maior das picapes da Ford está de cara nova. A variação Super Duty da Série F recebeu uma reforma pesada frente ao modelo apresentado em 2019 (leia aqui), contando agora com novos equipamentos, maior refinamento interno e gama de motores revista, com uma opção inédita. Como outras grandalhonas que povoam as ruas dos Estados Unidos, ela não tem previsão de chegar ao Brasil.
Visualmente, as novidades da Super Duty são facilmente notadas. A dianteira passa por uma reforma completa, adotando faróis ainda maiores e integrados à grade. Esta recebe barras que atravessam os conjuntos ópticos, causando belo efeito visual. As laterais mudam pouco, assim como a traseira, que traz lanternas e tampa da caçamba revistas. Há novos degraus junto aos para-lamas e também ao para-choque traseiro, facilitando o acesso à área de carga.
O interior também muda consideravelmente. O painel fica mais corpulento, elevando-se na porção central para comportar a tela de 12 polegadas da central multimídia (8″ nas versões de acesso). O quadro de instrumentos é completamente digital, também com visor de 12″. Ainda assim, a Super Duty conserva os botões para o ar condicionado e outros sistemas, assim como a tradicional alavanca na coluna de direção. Já o volante adota um design mais retilíneo, reforçando o caráter “bruto” da picape.
Para movê-lo, a Ford confirma a chegada de um inédito motor 6.8 V8 a gasolina, no lugar do 6.2 V8, dotado de bloco de ferro e cabeçote de alumínio, além de injeção sequencial multiponto – nada de injeção direta. Seus números não foram mencionados, mas a promessa é de superar o antecessor, que rendia 390 cv e 59,3 kgfm. Acima, se mantém no mercado o 7.3 V8 “Godzilla”, que deu origem ao 6.8, e tampouco foi detalhado. A expectativa é que ele supere os 436 cv e 65,6 kgfm da Super Duty atual. Por fim, retorna o 6.7 V8 Power Stroke a diesel, com estimados 480 cv e 145 kgfm. Todos serão acompanhados de câmbio automático de 10 marchas, além da tração 4×4 a partir da versão XLT.
Falando nas variações, a Super Duty terá diferentes acabamentos, além de pacotes especiais como os estradeiros XL Off-Road, FX4 e Tremoer e os esportivos STX, Sport e Black Appearance. As picapes com cabine simples têm 2.223 litros de espaço, enquanto as cabines dupla contam com 1.852 l. Ali, há um ponto de energia (opcional), com 2 kW, para ferramentas. A linha será oferecida nas opções F-250, F-350 e F-450, que vão aumentando as capacidades do modelo, embora a Ford não as tenha detalhado.
As versões mais refinadas da Super Duty terão rodas de 20 polegadas (com opção de rodado duplo traseiro), aparelho de som B&O com 18 alto-falantes e 1.080 watts, ponto de conexão 5G e nada menos que 28 câmeras externas. Entre elas, há uma no topo da tampa de caçamba: com ela aberta, não há obstrução das imagens. A Ford aponta que 96% dos donos da Super Duty têm esse costume. Não por acaso, o sistema de navegação (GPS) tem um modo para trailers, em que se colocam suas medidas para que as vias utilizadas sejam aptas para o tamanho do reboque. Isso inclui túneis, pontes e vielas.
A Super Duty chega às lojas no início de 2023.