A maior novela do mercado de pilotos da Fórmula 1 2022 chegou ao fim. Após perder Fernando Alonso para a Aston Martin (leia aqui) e Oscar Piastri para a McLaren (leia aqui), a Alpine acertou a contratação de Pierre Gasly. Atualmente na AlphaTauri, ele chega para formar uma dupla integralmente francesa, correndo junto de seu amigo de infância Esteban Ocon, em um time também francês. O acordo tem duração de “múltiplos anos”, o que indica que ele ficará na equipe por pelo menos duas temporadas, começando em 2023.
O nome de Gasly despontou como um dos favoritos dentro da Alpine após todo o imbróglio envolvendo o novato Piastri (leia aqui). Porém, ele ainda tinha mais um ano de contrato com a AlphaTauri e só havia a possibilidade de um acordo de saída antecipada caso algum substituto fosse trazido pelos italianos, o que deve acontecer em seguida. Desta forma, o francês deixa a organização Red Bull depois de quase 10 anos.
A mudança à escuderia francesa promete ser a grande oportunidade da carreira de Gasly. Depois de duas temporadas pela Toro Rosso, foi alçado à Red Bull, em 2019, para substituir Daniel Ricciardo, que havia surpreendido o mundo da F1 ao fechar com a Renault, atual Alpine. Depois de apenas 12 corridas, foi “rebaixado” à Toro Rosso para dar lugar a Alexander Albon. Desde então, atua pelo “time B” da gigante austríaca, que trocou de nome para AlphaTauri em 2020. Sem perspectivas de voltar à Red Bull tão cedo, Gasly pode agora competir mais incisivamente: a Alpine é hoje a quarta colocada do campeonato, enquanto sua equipe atual é apenas nona/penúltima.
O ponto-chave para a chegada de Gasly é seu novo parceiro de time: Esteban Ocon. Os dois se conhecem desde os seis anos de idade e até compartilharam o mesmo kart na infância, mas alguns desentendimentos ao longo do tempo afastou a dupla. Agora, eles têm a oportunidade de correr juntos e também competirem internamente pela “liderança” da equipe. Será que a amizade será retomada ou a relação azedará de vez?
Confira abaixo como está o grid da Fórmula 1 2023 e o ano em que se encerra o contrato do piloto com a respectiva escuderia.
RED BULL RACING
#1 Max Verstappen (HOL) – Confirmado – 2028
#11 Sergio Perez (MEX) – Confirmado – 2024
MERCEDES-AMG
#44 Lewis Hamilton (ING) – Confirmado – 2023
#63 George Russell (ING) – Confirmado – 2023
FERRARI
#55 Carlos Sainz (ESP) – Confirmado – 2024
#16 Charles Leclerc (FRA) – Confirmado – 2024
MCLAREN-MERCEDES
#4 Lando Norris (ING) – Confirmado – 2025
#? Oscar Piastri (AUS) – Confirmado – 2024
ALPINE-RENAULT
#10 Pierre Gasly (FRA) – Confirmado – 2024
#31 Esteban Ocon (FRA) – Confirmado – 2024
ALPHATAURI-RED BULL
#00 ??
#22 Yuki Tsunoda (JAP) – Confirmado – 2023
ASTON MARTIN-MERCEDES
#14 Fernando Alonso (ESP) – Confirmado – 2024
#19 Lance Stroll (CAN) – Deve renovar – 2022
WILLIAMS-MERCEDES
#00 ???
#23 Alexander Albon (TAI) – Confirmado – 2024
ALFA ROMEO-FERRARI
#77 Valtteri Bottas (FIN) – Confirmado – 2025
#24 Guanyu Zhou (CHN) – Confirmado – 2023
HAAS-FERRARI
#47 Mick Schumacher (ALE) – Incerto – 2022
#20 Kevin Magnussen (DIN) – Confirmado – 2023
SEM EQUIPE
#3 Daniel Ricciardo (AUS)
#6 Nicholas Latifi (CAN)
#45 Nyck de Vries (HOL)