O hipercarro Evija (leia aqui), da Lotus, está ganhando uma série bastante especial, principalmente para nós, brasileiros. Trata-se da Fittipaldi, uma edição que celebra o título da Fórmula 1 de 1972 conquistado por Emerson Fittipaldi e também pela empresa britânica, em seu Campeonato de Construtores. Ao todo, serão feitas apenas oito unidades, já dentro da tiragem de 130 exemplares previstas para o Evija como um todo.
As oito unidades do Evija Fittipaldi trazem consigo a identidade visual do Type 72, monoposto com o qual Emerson venceu cinco das 11 corridas da F1 1972. Ela combina os tons preto e dourado, na época motivados pela patrocinadora John Player Special, do ramo de cigarros. Além da pintura a mão, a série traz o número “8” na coluna B, em alusão à numeração usada pelo brasileiro naquela temporada, e grafismos celebrando os cinco triunfos de Emmo na asa traseira.
O interior também tem combinação de preto e dourado, com o tom mais vibrante aparecendo nas costuras, nos difusores de ar, no seletor do modo de condução e na pedaleira. Além disso, há a assinatura de Fittipaldi, bordada a mão, na parte direita do painel, à frente do carona. A Lotus afirma ainda que os comandos rotativos do veículo, no painel, vieram de alumínio retirado diretamente do Type 72 de Emerson.
Na parte mecânica, nada muda: o Evija mantém os quatro motores elétricos, totalizando 2.040 cv e 173,8 kgfm. De acordo com a Lotus, o cupê vai de zero a 100 km/h em menos de três segundos, a 200 km/h em menos de seis e a 300 km/h abaixo dos 9 s. A máxima passa de 320 km/h. Já a autonomia, em ciclo combinado, fica em cerca de 400 km, segundo a marca.
As entregas começam no início de 2023.