Stellantis avalia fechar fábricas na China


Tavares – ALL THE CARS

O Grupo Stellantis está estudando a possibilidade de encerrar completamente suas atividades fabris na China, atuando apenas como importadora. Nos bastidores do Salão de Paris, o CEO da gigante, Carlos Tavares, revelou que a direção avalia a medida devido à nova estratégia da companhia em termos globais. Ela já foi colocada em prática com a Jeep, que encerrou a parceria de 12 anos com a local GAC em julho e deixou de montar veículos no gigante asiático (leia aqui).

Segundo o executivo, a decisão final ainda não foi tomada, mas vem sendo considerada na alta cúpula da empresa. “Se seguirmos adiante com essa estratégia – que é nossa estratégia agora – não precisaremos mais de fábricas na China”, disse o CEO. Para abastecer o maior mercado do mundo, a Stellantis poderia enviar veículos produzidos em Europa ou Estados Unidos. “Não tenho certeza se eles [carros montados na China] são indispensáveis”, adicionou.

Há alguns fatores que explicam esse movimento dentro da Stellantis. O primeiro é a disputa geopolítica global, que tem afastado alguns países uns dos outros. Isso porque há o temor de que o país entre em conflito com Taiwan, aos moldes do que aconteceu com a Rússia sobre a Ucrânia.

Além disso, o mercado interno chinês tem dificultado a vista de montadoras ocidentais, um movimento contrário ao que se imaginava quando foi derrubada a obrigatoriedade da formação de joint-ventures por lá. Hoje, há uma forte tendência por marcas locais, fazendo com que empresas como BYD e Geely conquistem bastante terreno, enquanto gigantes como Volkswagen e General Motors tenham dificuldades em enfrentá-las. Ainda assim, há empresas como a BMW que seguem apostando por lá: os Mini elétricos deixarão de ser feitos no Reino Unido, sendo montados exclusivamente na província chinesa de Jiangsu.

Não por acaso, há empresas como a Renault que encerraram sua parceria de longa data na China – no caso, com a DongFeng (leia aqui) -, enquanto marcas como a Opel, que pertence à Stellantis, optaram por suspender planos de expansão no contexto atual.

[ Fonte: Automotive News ]

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s