Ford anuncia saída da Rússia


Seguindo outras grandes montadoras, a Ford anunciou que encerrará suas atividades na Rússia. Sete meses após suspender as operações (leia aqui), a gigante norte-americana deixará de atuar no país, ainda em consequência da invasão à Ucrânia. A empresa venderá os 49% que detém na joint venture local Sollers Ford, dando fim à presença que tem atualmente por lá.

Em nota, a Ford informa que venderá sua fatia por “um valor nominal”, mantendo a opção de recompra das infraestruturas pelos próximos cinco anos, “caso a situação global mude”. As cifras em si não foram comunicadas, mas é bastante provável que seja apenas uma quantia simbólica, como já aconteceu nas negociações feitas por Renault e Nissan com operadoras locais.

A Ford já vinha enfrentando perdas na operação russa. Firmada em 2011, a joint venture resultou em três fábricas, que desde então produziram Focus, EcoSport, Mondeo, Fiesta e Explorer, todos para o mercado local, até 2019. Desde então, apenas a van Transit vinha sendo montada por lá, até a paralisação da produção em março de 2022.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s