A Volkswagen anunciou que não vai mais utilizar superfícies sensíveis ao toque no volante de seus veículos. De acordo com a empresa, futuras criações voltarão a adotar o velho e eficiente botão físico. A decisão fora tomada com base nas opiniões dos proprietários de modelos que traziam os comandos touch, como o GTI, alvo de críticas dos clientes.
Em seu perfil no Linkedin, o CEO da VW, Thomas Schäfer, confirmou a medida. “Estamos ‘afiando’ nosso portfólio e nosso design, além de criar uma nova simplicidade nas operações de nossos veículos. Por exemplo, estamos trazendo de volta os botões ao volante! É o que os clientes querem da Volkswagen”, escreveu. A ação é similar à adotada pela Honda em 2020, quando se decidiu por dar fim aos comandos touch dos sistemas de climatização (leia aqui).
O executivo não deu mais detalhes sobre a mudança, como, por exemplo, quais modelos já seguirão esta nova orientação. Porém, não era difícil imaginar que os comandos sensíveis ao toque no volante seriam criticados: ao conduzir um veículo e encostar em uma das áreas dos raios, você mudaria a estação de rádio ou a música do sistema de som ou acionaria algum sistema auxiliar sem ter intenção, por exemplo. Além disso, devido à “falta” de tato, os comandos touch são menos intuitivos, desviando a atenção do condutor para serem acionados.