Lançado no Brasil em 1995, ainda como importado, o Ford Fiesta começou a ser feito aqui no ano seguinte. Na Europa, porém, o compacto tem tradição muito maior. Apresentado por lá em 1976, ele passou por sete gerações, a última delas comercializada desde 2017, ele teve o fim confirmado oficialmente. Em um vídeo de cerca de dois minutos (veja abaixo), a empresa anuncia o fim de sua produção para junho de 2023. Em seu lugar, entra uma variação elétrica do SUV Puma.
Montado em Colônia, na Alemanha, o Fiesta seguirá disponível, com carroceria de cinco portas, até que os estoques se esgotem. Considerando-se volumes de produção e vendas, é provável que alguns mercados o recebam até o final de 2023. Em seu lugar, a Ford prepara uma inédita versão puramente elétrica do Puma, atualmente produzido em Craiova, na Romênia. Nesta unidade, aliás, a marca passará a produzir os motores 1.0 Turbo. Isso porque a planta de Colônia, hoje responsável por sua fabricação, passa a ser um “centro de eletrificação”. Nela, a empresa pretende construir um SUV médio, também elétrico, a partir do segundo semestre de 2023.
O último dos Fiesta
Voltando ao Fiesta, afirma-se que foram feitas mais de 20 milhões de unidades, em diferentes variações, desde seu lançamento em 1976. O compacto foi produzido em 14 países: Brasil, China, Espanha, Índia, Venezuela, África do Sul, Taiwan, Tailândia, Argentina, Reino Unido, México, Vietnã, Rússia e Alemanha.
No Brasil, o Fiesta desembarcou em 1995, trazido da Espanha ainda na terceira geração, como solução para atuar no segmento de compactos, após a relação com a Volkswagen, com a qual formava a Autolatina, começar a azedar. O aumento do imposto de importação, de 32% para 70%, tornou sua comercialização inviável. A marca, então, começou a produzir sua quarta geração em São Bernardo do Campo (SP) em 1996.
A quinta linhagem do hatch chegou ao mercado nacional em 2003, sendo produzida em uma fábrica criada especialmente para montá-la, em Camaçari (BA). No mesmo ano, ganhou o derivado de sucesso EcoSport e, em 2004, o Fiesta Sedan. A sexta geração veio para cá a partir de 2010, oriunda do México, na carroceria sedã. O hatch chegaria em 2011, sendo nacionalizado em 2013, enquanto o irmão permaneceu como importado até o fim de seu ciclo. A produção foi encerrada em 2019, junto do fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
O adeus ao Fiesta é mais um “fim” que as grandes montadoras têm dado em seus modelos de nome tradicional pelo mundo.