Volvo lança SUV elétrico EX90


Mais um elétrico da Volvo chega ao mundo nesta semana: trata-se do EX90, que substituirá o XC90 em definitivo, quando este encerrar seu ciclo na geração atual. Cumprindo a promessa da marca sueca de ter apenas modelos “zero emissões” até 2030 (leia aqui), o novo SUV não terá variações a combustão. Ele chega às lojas do Velho Continente no ano que vem e está garantido para desembarcar no Brasil no primeiro semestre de 2024.

Visualmente, o EX90 não foge muito do padrão de design dos últimos Volvo, embora apresente soluções próprias. Entre elas, há a nova estilização dos “martelo de Thor” dos faróis, a ausência “total” de uma simulação de grade na dianteira e lanternas em “J” deitado” com seções individuais ladeando o vidro da tampa do porta-malas. Por dentro, ele apresenta novidades, ainda que não pareça: o habitáculo é bastante minimalista, há elementos horizontais unindo os difusores de ar, o quadro de instrumentos se aloja em um visor diminuto à frente do painel e, claro, há uma enorme tela para a multimídia e demais aparelhos, com 14,5 polegadas.

Segundo a Volvo, o EX90 estreia a plataforma SPA2, a segunda geração da arquitetura modular da marca, desenvolvida para elétricos. O SUV é construído em 25% por alumínio reciclado e 15% em aço reciclado, além de 15% dos plásticos utilizados nele, 48 kg, também serem reutilizados. Por ora, o modelo tem apenas um sistema de propulsão disponível, formado por dois motores, um movendo cada eixo, entregando 517 cv e 92,8 kgfm totais. Sua bateria comporta 111 kWh, garantindo autonomia média de 600 km.

Como de praxe, este se torna o Volvo mais seguro já fabricado. O EX90 tem sensores, câmeras e radares, inclusive a laser (tecnologia Lidar), para monitoramento em tempo real do entorno do veículo, podendo intervir para evitar um acidente de maneira autônoma. Ele pode ainda identificar se o motorista está desacordado, parando o veículo de forma segura e solicitando ajuda, e ser destravado por smartphone.

O EX90 será montado inicialmente nos EUA, também sendo feito na China em um segundo momento.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s