A Ford anunciou a chegada da Transit com câmbio automático ao mercado brasileiro. Trata-se da primeira van comercial a oferecer esse tipo de transmissão em nosso País. Ela desembarca no primeiro semestre de 2023, com preço ainda a ser anunciado. Outra novidade é a chegada da variação Chassi, que chega às lojas na segunda metade do ano que vem. Já a variação elétrica E-Transit estreia em um programa de “empréstimo” para grandes frotas, somente na carroceria furgão.
A caixa utilizada na Transit automática é a mesma utilizada em vários modelos da Ford, entre eles o Mustang. A transmissão tem 10 marchas e deve contar também com opção de trocas sequenciais na alavanca. Ela será oferecida pelo utilitário nas versões furgão, com espaço para 12,4 metros cúbicos (m³), e minibus, com capacidades de 15 e 18 passageiros.
Como dito, a Transit Chassi chega ao mercado somente na segunda metade de 2023. Este tipo de variação, como de praxe, é melhor apta a receber implementos, como baús refrigerados e plataforma de guincho, por exemplo. O modelo será disponibilizado com capacidades de carga de 1,4 a 2,6 toneladas e peso bruto total (PBT) variando de 3,5 a 4,7 toneladas. A opção mais leve pode ser guiada com habilitação B.
Por fim, há a variação elétrica, que, também como antecipado, não chegará ao “público final” neste primeiro momento. Destinada a grandes frotistas, ela chega com motor de 269 cv e 43,8 kgfm e baterias comportando 68 kWh. A autonomia máxima por carga é estimada em 317 km, com cerca de 80% da energia sendo reposta em 35 minutos em pontos de 115 kW.