Logo depois do XV Crosstrek (leia aqui), a Subaru atualiza também o Impreza, que serve de base para o aventureiro. Anunciada como a sexta geração do modelo, a reforma dá ares mais esportivos ao hatch, que chega às lojas dos Estados Unidos no início de 2023 e depois se estende a outros cantos do planeta. Entre as novidades da linhagem estão o encerramento da oferta de câmbio manual e o fim da tradicional variação sedã, que fez a fama do Impreza desde sua apresentação, em 1992.
Como esperado, o renovado hatchback é uma versão do XV Crosstrek sem a roupagem aventureira. Estão lá os faróis diminutos, as lanternas recortadas e a grade hexagonal da Subaru em novo padrão. Comparado ao Impreza atual, ele traz muitas semelhanças, sendo basicamente uma reformulação significativa sobre a quinta geração. Prova disso é o habitáculo, que exibe novas linhas em painel e console, mas mantém a distribuição de elementos e as formas de componentes como as portas. Ao centro, destaca-se a tela de 11,6 polegadas da central multimídia.
A plataforma do sexto Impreza é a mesma do quinto, a modular SGP, com aprimoramentos. O entre-eixos é o mesmo em ambos, de 2,67 metros, assim como o 1,48 m de altura, mas há alterações leves na demais medidas: o novo hatch possui 4,48 m de comprimento (+2 cm) e 1,78 m de largura (+0,5 cm). Para movê-lo, estão confirmados os motores boxer 2.0 de 154 cv e 20,1 kgfm e 2.5 de 185 cv e 24,5 kgfm, que move a versão RS. A transmissão é a Lineartronic, do tipo continuamente variável (CVT), com oito marchas predefinidas.
A vinda do renovado Impreza ao Brasil é improvável.