BorgWarner terá fábrica de baterias para veículos elétricos em Piracicaba (SP)


BorgWarner anuncia montagem de pacotes de baterias no Brasil

Uma das maiores fabricantes de componentes veiculares do mundo, a BorgWarner anunciou a construção de uma fábrica de baterias no Brasil. A gigante norte-americana trabalha na abertura de uma unidade em Piracicaba (SP) para produzir módulos de gerenciamento e pacotes de células, para alimentação de motores elétricos que equipam automóveis. As atividades começam já no primeiro semestre de 2023.

A planta paulista receberá pacotes de baterias de ultra-alta energia (UHE) da Akasol, empresa alemã adquirida há pouco tempo pela BorgWarner. Elas serão integradas a módulos de carregamento e gerenciamento eletrônico e às caixas de conexão, todos equipamentos feitos no Brasil. No futuro, a intenção é nacionalizar também os pacotes.

A intenção da BorgWarner é fornecer sistemas modulares e flexíveis, para adaptação a qualquer tipo de veículo, seja ele automóvel ou comercial. Inicialmente, a unidade de Piracicaba terá capacidade para cerca de quatro mil pacotes de bateria de 98 kWh, mas não há dificuldade em ampliar este número em curto prazo. Por ora, não se falam em parceiros no projeto, mas se especula que a Mercedes-Benz seja uma das primeiras a receber pacotes para equipar seus caminhões.

A instalação da fábrica no Brasil é parte do plano estratégico da empresa, chamado “Charging Forward”, voltada a aproveitar o avanço da demanda por veículos elétricos. Neste segmento, a meta da BorgWarner era alcançar volume de negócio de US$ 2,5 bilhões até 2025, mas já em 2021 foi obtida a quantia de US$ 2,9 bi, demonstrando a velocidade de crescimento deste tipo de negócio.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s