Chinesa Xiaomi quer vender mais de 10 milhões de elétricos anualmente


Fundador da Xiaomi, Lei Jun tem meta ambiciosa

A gigante de tecnologias Xiaomi tem planos ambiciosos para o mercado de veículos elétricos. Ainda sem anunciar o primeiro modelo, a divisão de automóveis da empresa chinesa, aberta em setembro de 2021, já traçou metas altas em termos comerciais. Em seu perfil no Twitter, o fundador da companhia, Lei Jun, revelou que o objetivo da montadora é negociar cerca de 10 milhões de unidades por ano, quando a gama estiver preenchida e as fábricas atuarem a plenos pulmões.

Segundo Lei, a meta foi traçada para que a Xiaomi consiga “sobreviver” no mercado. Em suas previsões, apenas cinco grandes montadoras terão 80% do mercado de elétricos no futuro e será necessário estar neste bolo para que o negócio seja viável. O volume anual de 10 milhões de unidades colocaria a empresa chinesa em pé de igualdade com companhias como Toyota e Volkswagen, que negociem tais quantias, hoje, somando-se as marcas sob seus respectivos guarda-chuvas.

Por outro lado, as declarações talvez sirvam como uma maneira de colocar a Xiaomi na mesma categoria da Tesla. Recentemente, Elon Musk, CEO da marca americana, disse que sua empresa poderia produzir cerca de 20 milhões de veículos por ano, em nível global, no prazo de uma década.

Para além dos prognósticos sobre o mercado, Lei falou também sobre os planos da Xiaomi. Segundo ele, há muitos estudos em torno dos elétricos que permeiam as operações de sua empresa. “A produção de elétricos caiu bastante em relação aos carros a gasolina: 30 mil componentes são amplamente modulares e em 10 anos, o custo de fabricação das baterias caiu 80% (e há espaço para mais 50% de corte no futuro)”, pontua. Para ele, o comprador de elétricos também será atraído pela experiência de uso e que a eletrônica será determinante para a compra.

Em 2021, a Xiaomi Automobile iniciou as atividades com um investimento de US$ 1,39 bilhão e vem desenvolvendo seus produtos desde então. Em setembro deste ano, os primeiros protótipos foram concluídos e começaram a rodar para que o cronograma de lançamento seja respeitado. A previsão é que o primeiro modelo da empresa chinesa chegue às ruas em 2024.

Veículo de teste da Xiaomi e Lei Jun

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s