Está pronto o Sterrato, antecipado em formato conceitual há nada menos que três anos (leia aqui) e prometido pela Lamborghini há algumas semanas. Seguindo uma tendência inimaginável há algum tempo, ele une a carroceria do cupê Huracan a uma roupagem aventureira, um pouco parecido com o que fez a Porsche no também recente 911 Dakar (leia aqui). A novidade será limitada a 1.499 unidades.
Se a roupagem do 911 Dakar já impressiona, a do Sterrato é ainda mais impactante. Na dianteira, há dois faróis de longo alcance horizontais saltando sobre o para-choque em cunha do Huracan e uma tomada de ar ainda maior, além de peito de aço sob a carroceria. As caixas de roda recebem coberturas plásticas bastante ressaltadas, há novas proteções na base das portas e até barras de teto foram adicionadas. A traseira ganha um difusor mais ousado, especial para trechos acidentados, e acabamento diferenciado para capô e para-choque. O interior não aparece ainda, mas deve seguir as linhas do Huracan.
Frente ao “original”, o Sterrato tem a carroceria elevada em 4,4 centímetros e rodas de 19 polegadas. Elas calçam pneus Bridgestone Dueler AT002 com medidas 235 na dianteira e 285 atrás e têm capacidade para rodar sobre cascalho e pedras, além de poderem circular por até 80 km em velocidades de até 80 km/h sem pressão (Run Flat). Há também um “snorkel” sobre o teto e bitolas mais largas.
Por seu foco em trechos acidentados e uso teoricamente menos voltado às altas velocidades, o Sterrato usa o 5.2 V10 dos demais Huracan, mas em sua versão mais “mansa”. Este propulsor gera 610 cv e 57,6 kgfm, entregues às quatro rodas mediante o câmbio de dupla embreagem e sete marchas. O “aventureiro” vai de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e tem máxima limitada a 260 km/h. Para comparação, as outras versões do Huracan ultrapassam facilmente os 300 km/h.
A produção do Sterrato começa em fevereiro de 2023.