Uma picape média é sonho antigo da Fiat do Brasil: a empresa ensaiou um acordo com a indiana Tata para produzir a Xenon por aqui há mais de uma década, mas, como sabemos, os planos não se concretizaram. Agora, a italiana oficializa seu projeto, garantindo ter mais um produto neste segmento, além das bem-sucedidas Strada e Toro. Ainda sem nome, a novidade deriva da Peugeot Landtrek – que ainda tem lançamento incerto (leia aqui) – e chega às lojas brasileiras no segundo semestre de 2023, com produção uruguaia.
Os constantes flagras da Landtrek nos arredores da sede da Fiat em Betim (MG) indicavam que a marca estava ajudando a Peugeot a adaptar o modelo, originalmente feito na China como Changan Kaicene F70 (leia aqui), à realidade brasileira. Porém, logo ganharam força os rumores de que a própria italiana teria uma leitura da picape para oferecer por aqui. Afinal, a solução era óbvia: além de ter boa fama com modelos menores, a Fiat tem maior penetração pelo território nacional, com grande rede de lojas. Por outro lado, ainda não fica claro se os franceses “perderam” de fato o produto.
Fato é que a Landtrek deve receber alterações bem leves para ser vendida pela Fiat no Brasil, trocando-se principalmente logotipos – pelos flagras, nem a grade muda. Como ela ainda será montada no Uruguai (leia aqui), é incerto dizer que a mecânica será similar à do modelo da Peugeot, atualmente vendida em alguns países latino-americanos, mas com produção chinesa. No México e também no próprio Uruguai, a Landtrek tem motores 2.4 Turbo a gasolina de 240 cv, de origem Mitsubishi, e 1.9 Turbodiesel de 150 cv, fornecido pela asiática Kunming Yunnei.