No fechar das cortinas de 2022, a Land Rover oficializa a chegada da linha 2023 do Range Rover Velar ao mercado brasileiro. A grande novidade do SUV é a variação híbrida plug-in (PHEV), inédita no modelo aqui vendido, que desembarca com as versões S e HSE. Curiosamente, a opção híbrida leve (MHEV) (leia aqui) segue disponível no acabamento mais caro, mas tende a sair de cena.
O PHEV do Velar une um 2.0 Turbo a gasolina de 300 cv a um motor elétrico de 143 cv. Combinados, eles entregam 404 cv e 65,2 kgfm às quatro rodas, com modulagem pelo câmbio automático de oito marchas. Segundo a Land Rover, o SUV vai de zero a 100 km/h em 5,4 segundos e alcança 240 km/h. Alimentado por bateria de lítio de 17,1 kWh, ele percorre até 53 km usando apenas eletricidade. A recarga pode ser feita em pontos tipo Wallbox, de 7 kW, levando cerca de três horas para uma reposição completa. O conjunto opera em três modos: EV (prioriza o motor elétrico), Hybrid (ambos são acionados) e Save (economiza bateria para rodar em locais em que se exige a circulação por eletricidade, como ocorre em alguns locais da Europa).
Por que dizer que o MHEV tende a sair de linha? Pelo fato de ele ter um motor 3.0 Turbo a gasolina mais fraco, com 340 cv e 48,9 kgfm, e ser menos econômico. Ainda assim, ele também é considerado um veículo eletrificado e possui alguns benefícios, como desconto em IPVA, a depender do estado, e isenção do rodízio imposto em São Paulo (SP).
Além do propulsor híbrido plug-in, o Velar 2023 tem como novidade o sistema InControl Telematics, integrado à central multimídia Pivi Pro. Ele dispõe de assistência rodoviária e acionamento de serviços de emergência por botões, como o Chevrolet OnStar, por exemplo. P
LAND ROVER RANGE ROVER VELAR
R-Dynamic S P400e (PHEV) – R$ 624.900
R-Dynamic HSE P400e (PHEV) – R$ 653.150
R-Dynamic HSE P340 (MHEV) – R$ 681.950