Em uma grande reestruturação na operação brasileira, a Ford deu fim às fábricas locais e passou a atuar como importadora (leia aqui), o que derrubou seu volume de vendas – deixou de ser tradicionalmente uma das cinco maiores marcas nacionais e deve fechar 2022 na 13ª posição. Porém, a gigante americana reverteu os prejuízos, operando no azul na América do Sul após algumas medidas drásticas, como a de fechar as plantas tupiniquins. Dentro deste plano, a companhia agora almeja renovar e ampliar seu portfólio, confirmando 10 lançamentos para o Brasil em 2023, entre eles a nova geração da Ranger. Porém, há três novidades ainda “misteriosas” no comunicado da montadora.
Dos sete modelos expostos, certamente o mais impactante é a nova geração da Ranger (leia aqui). Ela será produzida na Argentina, como a linhagem atual, trazendo grande reforma mecânica e uma reformulação estética significativa. Os motores atuais a diesel, de 2,2 e 3,2 litros, devem sair de cena, dando lugar ao 2.0 Biturbo e talvez até ao 3.0 V6.
Além da Ranger, outras duas picapes virão ao País em 2023: a variação híbrida da Maverick, já exposta por aqui (leia aqui), e a grande F-150 (leia aqui), que tentará fazer frente às rivais bem-sucedidas da Ram e à também iminente Chevrolet SIlverado (leia aqui). A imagem divulgada pela Ford traz ainda o elétrico Mustang Mach-E e as três novas variações da Transit: automática, chassi-cabine e elétrica (leia aqui).
Os outros três lançamentos misteriosos aparecem “cobertos” na imagem. Pela silhueta, o da esquerda parece ser o Bronco Sport, o que dá a entender que o SUV terá uma versão mais acessível, provavelmente movida pelo 1.5 Turbo. À direita, temos o que parece uma variação da Ranger, talvez até a Raptor (leia aqui), devido ao santantônio destacado. Por fim, ao centro, há um outro modelo mais difícil de ser identificado. Ele poderia ser a nova geração do Territory (leia aqui) ou o inédito Escape/Kuga (leia aqui).