A Alfa Romeo e o estúdio Zagato apresentaram o modelo que criaram para celebrar os 100 anos de seu primeiro trabalho conjunto, na época chamado Tipo G1. O projeto de agora é o Giulia SWB, um cupê criado sobre a base do sedã Giulia a pedido de um cliente da marca italiana. O exemplar é um one-off, ou seja, será a única unidade desta edição, destinada à garagem de um colecionador alemão.
Como dito, o SWB toma por base o sedã Giulia, mas traz vários elementos exclusivos, a começar pela carroceria cupê, com duas portas. Na dianteira, além das grandes tomadas de ar e a grade cuore sportivo tradicional da Alfa, ele adota os faróis do SUV Tonale (leia aqui), capô musculoso com novas tomadas de ar e splitter em fibra de carbono. As laterais têm portas com maçanetas ocultas, ombros marcantes nos para-lamas posteriores e pintura em dois tons envolvendo colunas e teto. Atrás, destaque para o estreito filete que forma as lanternas, atravessando a tampa do porta-malas, e o generoso difusor de ar.
O interior não é exclusivo, mantendo as linhas gerais do Giulia. No painel, as mudanças mais significativas estão nos revestimentos em verde que contrastam com o preto e alguns componentes em fibra de carbono, incluindo a estrutura dos bancos dianteiros. Aparentemente, não há assento traseiro, haja vista que o SWB tem uma gaiola de proteção.
Tomando por base o Giulia Quadrifoglio, o SWB traz o motor 2.9 V6 Biturbo na mesma configuração da opção GTAm, com 540 cv. A força é enviada às rodas traseiras mediante um câmbio manual de seis marchas.