A Hyundai apresentou a segunda geração do Kona, SUV compacto que atua em faixa similar à do Creta em Estados Unidos, Europa e outras regiões. Dono de um design diferenciado do restante da gama da marca na primeira linhagem (leia aqui), ele agora segue soluções de estilo já vistas em modelos como a van Staria (leia aqui) e o sedã Azera (leia aqui). Tal qual o antecessor, o crossover traz variações híbrida e puramente elétrica, além de manter o motor a combustão. Ele estreia na primeira metade de 2023.
Visualmente, o Kona tem dianteira lembrando os irmãos supracitados, com um filete de LED cortando toda a porção frontal e luzes principais mais baixas, mas colocadas nas extremidades. Ao centro, há tomadas de ar que variam de tamanho e acabamento de acordo com a versão escolhida. Nas laterais, há linha de cintura ascendente, vincos marcantes e caixas de roda mais retilíneas, com apliques plásticos a depender da variação. A traseira tem apenas uma foto, mostrando que as lanternas também serão divididas: um filete atravessando a tampa do porta-malas, na parte superior; e conjuntos posicionados mais abaixo e também nas extremidades.
Do interior, tem-se apenas uma imagem, revelando que o painel tem linhas horizontais, com uma faixa central atravessando-o (talvez em alusão aos conjuntos ópticos), e as telas de quadro de instrumentos e central multimídia repousadas sobre a mesma superfície. O acabamento mescla diferentes tons e materiais, o que passa a impressão de se estar em um veículo de segmento superior. De acordo com a Hyundai, o novo Kona mede 4,355 metros de comprimento (+15 centímetros frente ao antecessor), 1,83 m de largura (+2,5 cm) e 2,66 m de entre-eixos (+6 cm).
Como dito inicialmente, a marca coreana confirma que o Kona terá variações a gasolina, híbrida tradicional (HEV) e elétrica a baterias (BEV). Contudo, detalhes sobre as motorizações serão divulgados em um segundo momento. Caso ele repita o sistema híbrido do primo Kia Niro (leia aqui), serão 141 cv e 27 kgfm extraídos do conjunto. Já a opção elétrica do atual Kona dispõe de 204 cv, com autonomia superando os 400 km. A expectativa é que os números da nova geração sejam superiores.
Nesta nova linhagem, não é de se duvidar do lançamento do Kona no Brasil.