Em outubro de 2021 (leia aqui), a Dacia apresentou a minivan Jogger, que de uma só vez substituiu Logan MCV, Dokker e Lodgy na Europa. Na ocasião, a marca romena revelou que o modelo seria seu primeiro híbrido de produção em série, porém esta variação chegaria em um segundo momento. Agora, ela é oficializada para a Europa, com início das vendas previsto para janeiro de 2023. Para nós, brasileiros, o destaque vai para o sistema de propulsão, que deve ser utilizado também no Brasil no futuro.
Em relação à Jogger “original”, a novidade da híbrida fica para a grade revista com o novo logotipo da Dacia, que também chegou às variações a gasolina em junho (leia aqui). Na mecânica, o modelo traz o mesmo sistema do Renault Clio E-Tech, que entrega 140 cv e não oferece recarga externa. Por outro lado, sua bateria é pequena, de 1,2 kW, e não rouba espaço no porta-malas, embora ocupe o local outrora destinado ao estepe – suprimido nesta versão.
O sistema é um tanto complexo. Ele é formado por um propulsor 1.6 aspirado a gasolina, de 91 cv, e dois elétricos. O primeiro (M1), de 20 cv, é encarregado de atuar como motor de arranque e gerador de corrente, enquanto o segundo (M2), com 49 cv, auxilia na locomoção. Os três são unidos pelo câmbio LoCoBox (de Low Cost gearBox), que tem quatro marchas, mas não conta com embreagem ou sincronizadores.
A operação inicial é feita sempre pelo M2: ele é o responsável por colocar o veículo em marcha. O 1.6 só entra em operação com o carro já em movimento e é o M1 que atua para que os giros de virabrequim e câmbio sejam igualados. Segundo a montadora, a combinação total da operação é equivalente ao de uma transmissão de 15 marchas. Na Europa, o consumo médio homologado da minivan supera os 20 km/l.