Em um mercado limitado pelos constantes entraves diplomáticos em que se envolve seu governo, o Irã acaba “se virando com o que tem” para criar veículos novos para seus habitantes. Novos, ao menos por fora, frise-se. A última novidade da estatal Saipa é o Atlas, um crossover com jeitão moderno que toma por base outro hatch já vendido por lá, chamado Tiba, que já tinha uma variação aventureira batizada de Quick. Ambos usam a mesma base do Kia Pride de 1986, produzido anteriormente pela empresa sob licença.
Ao se olhar para o Atlas, tem-se a sensação de que o modelo parece ter sido visto em nossas ruas. Algumas soluções, aliás, lembram muito produtos feitos no Ocidente. O para-choque o corte dos faróis, por exemplo, remete ao Ford Ka, assim como a abertura da grade. Já a grelha tem um quê dos Mercedes-Benz. As laterais não mudam muito em relação ao Tiba/Quick, mas a traseira tem lanternas recortadas que se assemelham às da segunda geração do Renault Captur, ainda sem previsão de chegada ao Brasil.
A Saipa destaca itens como faróis automáticos em LED, multimídia com tela de sete polegadas e limpadores automáticos. A lista de opcionais contempla teto solar, retrovisores aquecidos, controle de estabilidade, bancos elétricos e até alerta de pontos cegos. Seu motor é um 1.5 a gasolina de 88 cv e 13,1 kgfm, com câmbio manual ou continuamente variável (CVT).
O lançamento do Atlas acontece em algum momento de 2023