Seguindo nossa tradição anual, o ALL THE CARS publica a série O QUE ESPERAR PARA 2023, trazendo as previsões de lançamento para o mercado nacional. Aqui, destacamos os modelos já confirmados para o País e também os que estão em estudo ou sob especulação. Neste segundo post, abordamos cupês, sedãs e modelos familiares em geral, que provavelmente estarão pelas ruas e garagens brasileiras em 2023!
CHEVROLET SPIN (Atualização) – Reinando absoluta entre os modelos “acessíveis” de sete lugares, a Chevrolet Spin vai receber mais uma reforma. Enquanto uma nova geração parece “desnecessária”, a minivan ganhará outra reestilização, como indicam flagras (leia aqui). A expectativa é que a dianteira se inspire na da Montana, enquanto a traseira ganhará traços novos e o interior receberá maior refinamento e mais equipamentos. Não espere motores turbinados: o velho 1.8 8v de 106/111 cv deve permanecer em oferta. A novidade chega no segundo semestre.
HONDA CIVIC (Novo) – A enxurrada de lançamentos da Honda inclui a nova geração do Civic (leia aqui), agora não mais produzida no Brasil. O sedã será importado da Tailândia (leia aqui) e apenas com sistema híbrido, de operação similar ao do que se oferecia no Accord. Ao todo, estão disponíveis 184 cv, com a combinação de um 2.0 a gasolina e dois motores elétricos. Ele será a primeira novidade da marca japonesa em 2023, estreando já em janeiro.
NISSAN SENTRA (Novo) – A oitava geração do Sentra (leia aqui) é esperada por aqui desde 2020 (leia aqui), mas a Nissan acabou atrasando seu lançamento devido à pandemia e o sedã nunca se renovou de fato por aqui. No entanto, ele enfim já foi homologado e versões e preços também foram definidos. . A expectativa é que ele tenha três opções de acabamento, sempre com motor 2.0 a gasolina. Um sistema híbrido deve chegar em outro momento. A pré-venda começa ainda em janeiro, com entregas se iniciando em fevereiro.
NISSAN VERSA (Atualização) – Em novembro (leia aqui), o Versa chegou à linha 2023 com mudanças na gama, mas devendo a reestilização de meia vida que os norte-americanos têm desde outubro (leia aqui). Na reforma, o sedã altera apenas para-choque dianteiro, grade e rodas, enquanto o interior traz novos itens, a depender da versão, com a mais cara adotando controle de velocidade adaptativo (ACC) e multimídia com tela de oito polegadas. O lançamento acontece no segundo trimestre.
TOYOTA COROLLA (Atualização) – Nadando de braçada no segmento de médios, o Corolla terá mudanças sutis na linha 2024, apenas para reforçar sua presença no mercado nacional. A atualização acompanha o modelo europeu, trazendo para-choque e grade revistos, rodas redesenhadas e alterações internas, com destaque para a maior oferta de itens. Por fim, a bateria do sistema híbrido fica menor em tamanho físico e passa a contar com maior capacidade de armazenagem. Chega no segundo semestre.
VOLKSWAGEN VIRTUS (Atualização) – O ALL THE CARS revelou o visual do Virtus reestilizado em agosto (leia aqui), enquanto a Volkswagen só foi confirmá-lo no fim de setembro (leia aqui). Ainda sem foto oficial, ele teve o design definitivo apresentado no México (leia aqui) e depois nos testes do Latin NCAP (leia aqui). Espera-se que, além do estilo que remete ao Nivus, o sedã ganhe também mais equipamentos, mantendo-se superior ao irmão Polo neste sentido. Todavia, seu motor deve ser o 1.0 de 109/116 cv, menos potente, igual ao do hatch. Para não ofuscar o Polo Track, que chega em janeiro, o Virtus deve estrear mais adiante, entre março e maio.