[ESPECIAL] O Que Esperar Para 2023: Picapes e Utilitários


O ano de 2023 terá muita novidade em termos de picapes e utilitários no mercado brasileiro. É o que observamos em nosso compilado de lançamentos e rumores acerca destes dois segmentos. Nesta terceira parte do especial O QUE ESPERAR PARA 2023, são produtos destas duas categorias que estão em voga. Confira abaixo quais estão destinados a ganhar as ruas tupiniquins no ano que vem.

CHEVROLET MONTANA (Novo) – Ela já teve fotos externas e internas divulgadas, motorização confirmada, versões nomeadas e preços revelados. No entanto, sua comercialização direta ainda não foi iniciada, faltando o detalhamento dos acabamentos LTZ e Premier e também a apresentação das variações da acesso, com câmbio manual. A Chevrolet já aceita pedidos, mas as entregas começam apenas em fevereiro (leia aqui).

2022 Chevrolet Silverado High Country

CHEVROLET SILVERADO (Novo) – A ofensiva da Chevrolet no mercado brasileiro conta também com a volta da Silverado (leia aqui), vendida regularmente por aqui entre 1997 e 2001. A picape aproveitará do sucesso das rivais da Ram para beliscar uma fatia do segmento de pesadas. Nada se falou ainda sobre versões ou motores, mas ela certamente terá um V6 ou V8 a gasolina, cabine dupla e variação mais refinada. A tendência é que chegue na metade de 2023.

2022 Chevrolet Silverado High Country

FIAT DUCATO (Atualização) – No apagar das luzes de 2022 (leia aqui), a Fiat confirmou a chegada do reestilizado Ducato no Brasil. Oficialmente, o utilitário tem garantida apenas a reforma estética, para seguir o visual dos irmãos Peugeot Boxer e Citroën Jumper (leia aqui). Contudo, não se sabe se ele também passará a ser importado do Uruguai, como os franceses, ou se continuará vindo do México, tampouco se adotará o 2.2 Turbodiesel de 140 cv ou manterá o 2.3 Turbodiesel de 130 cv. Seu lançamento acontece no primeiro semestre.

https://allthecars.files.wordpress.com/2022/12/fiat-peugeot-landtrek-picape.jpeg

FIAT PICKUP (Novo) – Outra grande novidade da Fiat é a sonhada picape média, que agora se tornará realidade. A marca confirmou o lançamento de um modelo (leia aqui), ainda sem nome, que toma por base a Peugeot Landtrek (leia aqui). As duas serão diferenciadas apenas por logotipos, mas é improvável que a montadora francesa também comercialize seu produto por aqui. Originalmente um projeto chinês, vendido como Changan Kaicene F70 (leia aqui), ela virá importada do Uruguai a partir do segundo semestre.

FORD F-150 (Novo) – O sucesso das Ram não chamou atenção apenas da Chevrolet (leia acima): a Ford também está de olho no segmento de picapes grandes. Prova disso é que a marca confirmou o desembarque da F-150 por aqui já em abril (leia aqui), mas não deu detalhes sobre a versão que deve ser vendida em solo tupiniquim. A expectativa é que a F-150 seja importada na versão Lariat (atua acima de XL e XLT e abaixo de King Ranch, Platinum, Limited, Tremor e Raptor), com motor 5.08 V8 de 406 cv – embora o 3.5 V6 com a mesma potência também esteja cotado. A chegada deve ocorrer ainda na primeira metade de 2023.

2023 Ford Maverick LARIAT Exterior View

FORD MAVERICK HYBRID (Atualização) – Satisfeita com a aceitação da Maverick no Brasil, a Ford vai ampliar a oferta de motores da picape por aqui. A próxima novidade é a variação híbrida, confirmada em mais de uma oportunidade (leia aqui e aqui). Unindo um 2.5 a gasolina a um motor elétrico, ela dispõe de 193 cv entregues às rodas dianteiras, com promessa de rodar cerca de 800 km com um tanque. A estreia é aguardada já para o começo de 2023.

FORD RANGER (Novo) – Sim, 2023 é o ano das picapes na Ford. E, sem dúvida, a mais importante é a nova geração da Ranger, produzida na Argentina, que se renova por completo (leia aqui) e promete fazer frente à líder Toyota Hilux. Mais refinada e com maior nível de itens, ela trará também novos motores 2.0 Turbodiesel, com variações de 170 e 213 cv. A nova linhagem da picape deve estrear em meados de 2023.

https://media.ford.com/content/dam/fordmedia/South%20America/Brazil/2022/Fenatran/Ford_Fenatran_TransitMinibusAutom%C3%A1tica.jpg/jcr:content/renditions/cq5dam.web.881.495.jpeg

FORD TRANSIT (Atualização) – Seguindo a estratégia de apostar em veículos comerciais, a Ford anunciou a expansão da gama do Transit, utilitário produzido no Uruguai. A novidade mais interessante é a opção de câmbio automático, transmissão inédita no segmento no Brasil, e  que chega no primeiro semestre de 2023 (leia aqui). Mas o modelo terá mais novidades: a variação Chassi-Cabine, para aplicação de implementos, estreia na segunda metade do ano que vem; e a versão elétrica e-Transit, que vem importada inicialmente no programa de assinaturas Ford Go, apenas na carroceria furgão, ainda sem data específica para estar disponível.

[Foto: AutosSegredos.com.br]

RAM 1200 (Novo) – Outra novidade da Stellantis para o Brasil é uma inédita picape da Ram. Extraoficialmente chamada de 1200, ela tem sido flagrada com frequência pelas estradas brasileiras, ainda com peças de outros modelos, mas dotada da carroceria já definitiva, como mostra o flagra do site AutosSegredos (acesse aqui). Com construção em monobloco, ela terá medidas maiores que as da Toro, chegando perto do porte que as médias vendidas hoje no Brasil têm. O lançamento deve acontecer no fim de 2023.

Foto de - renault kangoo 2021RENAULT KANGOO (Novo) – Os rumores de um retorno do Kangoo seguem vivos desde que ele trocou de geração na Argentina, em 2018 (leia aqui e aqui), mas nada se concretizou até hoje. No país vizinho, fala-se que a marca ampliou a produção em Córdoba para exportá-lo para o Brasil (leia aqui). Enquanto isso não acontece, ao menos a variação elétrica já está garantida (leia aqui): em nova linhagem (leia aqui), o modelo tentará conquistar frotistas e empresas com seus 120 cv e cerca de 300 km de autonomia. O desembarque ocorre já no início de 2023.

RENAULT MASTER (Atualização) – Assim como o Kangoo, a van Master também será importada em uma variação elétrica, algo que se especulava desde o início de 2022 (leia aqui) e veio a se confirmar no fim do ano (leia aqui). Diferentemente do irmão, ela tem versões com motor a combustão já vendidas no Brasil, inclusive com produção nacional. Deste modo, a opção elétrica vem para complementar a gama e fazer frente a uma concorrência mais numerosa, que também está de olho neste nicho do mercado. Deve chegar no primeiro semestre.

TOYOTA HIACE (Novo) – Quem pode enfim se “aventurar” entre os utilitários no Brasil é a Toyota. A marca japonesa já oferece a van Hiace em seu programa de assinaturas Kinto (leia aqui), o que permite um melhor controle das unidades importadas. Contudo, a aceitação do modelo na plataforma pode se tornar um incentivo para que a japonesa comercialize o modelo regularmente em sua rede de lojas. Ainda não há definição, mas a Toyota estuda produzi-la na Argentina, ao lado de Hilux e SW4 (leia aqui). O lançamento é uma incógnita, mas pode ocorrer em algum momento de 2023.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s