[ESPECIAL] O Que Esperar Para 2023: SUVs e Crossovers


Se os segmentos de hatches (leia aqui) e sedãs (leia aqui) estão “esvaziados” em termos de lançamentos, os “culpados” são as picapes (leia aqui) e o SUVS. É o que se revela na quarta parte do especial O QUE ESPERAR PARA 2023. A lista de modelos especulados e confirmados para o Brasil nesse ano é novamente longa, com opções para todos os gostos, portes e bolsos. Confira abaixo quais são.

AUDI Q4 E-TRON (Novo) – A “popularização” dos elétricos e o sucesso do maior E-Tron foram apenas alguns elementos que incentivaram a Audi a ampliar sua gama por aqui. Afinal, o Q4 E-Tron já estava previsto para chegar ao Brasil (leia aqui). No entanto, a alta demanda na Europa fez com que ele fosse atrasado, ficando apenas para 2023. Ele deve ser lançado ainda no primeiro semestre, para fazer frente a Jaguar I-Pace e companhia.

AUDI Q8 E-TRON (Atualização) – Outro elétrico da Audi que chega ao Brasil no ano que vem é o Q8 E-Tron (leia aqui). Trata-se da atualização de meia vida do E-Tron, que ganha a alcunha “Q8” a fim de se posicionar na gama da marca alemã. Além do visual, ele recebeu também baterias com maior capacidade, aumentando a autonomia. Como a chegada às ruas europeias só acontece em fevereiro, ele deve desembarcar por aqui meses depois.

BMW X1/IX1 (Novo) – A BMW apresentou a terceira geração do X1 (leia aqui) já oficializando, com ela, a variação elétrica iX1. O primeiro será produzido em Araquari (SC) a partir do ano que vem (leia aqui), enquanto o “ecologicamente correto” chegará importado em outro momento. Ainda que iguais, a intenção da marca é lançá-los em oportunidades diferentes. É bastante provável que o SUV nacional chegue antes do importado, ambos no primeiro semestre de 2023.

2023 BMW X7 xDrive40iBMW X7 (Atualização) – Outra novidade da BMW para o Brasil é a reforma de meia vida do grandalhão X7 (leia aqui). Como esperado, ele se inspira no sedã Série 7 (leia aqui), abandonando o design mais contido em favor de uma dianteira ousada, com faróis separados, ao melhor estilo Citroën C4 Picasso. Lá fora, estreou em agosto de 2022, portanto não seria estranho de encontrá-lo nas lojas brasileiras já na primeira metade de 2023.

CHEVROLET BOLT EUV (Novo) – Depois do Bolt (leia aqui), primeiro elétrico “puro” vendido pela Chevrolet no Brasil, é a vez de seu irmão crossover desembarcar por aqui. O EUV toma por base a arquitetura do irmão, mas conta com elementos visuais próprios e carroceria elevada.  Por já ser um produto “pronto” no mercado e estar com produção estabilizada lá fora, deve ser o primeiro do trio prometido (leia aqui) a chegar, na metade inicial de 2023. O Blazer EV ficará para 2024 (leia aqui).

2024 Chevrolet Equinox EV 3LT

CHEVROLET EQUINOX EV (Novo) – A Chevrolet havia prometido três elétricos para a América do Sul em curto prazo (leia aqui). Um deles é o Equinox EV, que foi oficializado nos Estados Unidos em setembro (leia aqui). O modelo segue a identidade visual da gama “ecológica” da marca, com um filete luminoso atravessando toda a dianteira. Lá foram, tem versões com tração dianteira, de 214 cv, ou integral, de 293 cv. Como o Bolt EUV já está pronto (veja acima), ele deve chegar no segundo semestre.

CitroënProjeção do C3 Aircross [Foto: CarScoops.com]

CITROËN C3 AIRCROSS (Novo) – Ainda cercado de mistério, o C3 Aircross é a próxima grande aposta da Citroën para o mercado brasileiro. Desenvolvido em conjunto com a divisão indiana para mercados emergentes, como já aconteceu com o C3, o modelo é uma variação mais larga e comprida do hatch, com capacidade para levar até sete passageiros. Ou seja: de certa forma, vai bater de frente com a Chevrolet Spin. A expectativa é que o crossover chegue ao mercado no final de 2023, como linha 2024.

FORD TERRITORY (Novo) Lançado no Brasil em agosto de 2020 (leia aqui), o Territory não teve a aceitação esperada pela Ford. A rejeição do mercado fez certo sentido: o design um tanto genérico (ainda que não feio), com motorização única e origem chinesa fizeram o consumidor local ter um pé atrás com o SUV. Mas ele terá uma segunda geração, também importada da Ásia. Já vendido no México (leia aqui), ele nada mais é que o Equator Sport, outra criação da China, com outro nome. Deve chegar até a metade do ano para enfrentar Jeep Compass e similares.

GREAT WALL H6 (Novo) – O responsável por iniciar as atividades da Great Wall no Brasil será o SUV H6, já oficializado pela marca chinesa (leia aqui). Ele estreia com duas variações híbridas, pois a marca não terá modelos no País que não sejam eletrificados. Posteriormente, a tendência é que ele seja montado na fábrica de Iracemápolis (SP), adquirida junto à Mercedes-Benz. O lançamento deve acontecer nos primeiros meses de 2023.

2023 Honda CR-V

HONDA CR-V (Novo) – A sexta geração do CR-V foi apresentada ao mundo em julho de 2022 (leia aqui), gerando expectativas nos clientes fiéis do SUV da Honda. A japonesa já confirmou seu desembarque por aqui, ao lado de outras três importantes novidades (leia aqui), mas ele será o último a chegar, no quarto trimestre de 2023. O CR-V será vendido somente com sistema híbrido, de 204 cv, e provavelmente em duas versões: Sport e Sport Touring, as mais caras disponíveis nos EUA.

2023 Honda HR-V

HONDA ZR-V (Novo) – Quando a Honda apresentou a nova geração do HR-V americano (leia aqui), o ALL THE CARS levantou a questão: seria ele um rival para Jeep Compass e Toyota Corolla Cross? Afinal, ele estava maior e poderia preencher a lacuna entre o homônimo aqui vendido e o já mais refinado CR-V.  Não demorou para que a marca confirmasse o lançamento do SUV por aqui (leia aqui), inclusive revelando que, em nosso País, ele se chamará ZR-V (leia aqui). Ainda não se sabe se ele será nacional ou importado, tampouco se usará o 1.5 Turbo (mais provável) ou o 2.0 aspirado. Mas a Honda garante que ele chega no início do segundo semestre.

 2024 Hyundai Kona Debuts With Ruggedly Good Looks And ICE, Hybrid, EV Options

HYUNDAI KONA (Novo) – O “primo rico” do Creta enfim deve chegar ao mercado brasileiro. Com segunda geração lançada recentemente (leia aqui), o SUV tem como trunfos os sistema de propulsão, que podem ser a combustão, híbrido ou puramente elétrico. É bem provável que apenas o último chegue ao País, fazendo dele um produto diferenciado na gama nacional da Hyundai, como ocorre com o “primo” Kia Niro (leia aqui). Chega no segundo semestre.

HYUNDAI TUCSON (Novo) – Demorou, mas a quarta geração do Tucson finalmente será vendida no Brasil (leia aqui). O Grupo Caoa, que atua com importações e modelos premium da Hyundai, prepara o lançamento do SUV por aqui, já com um sistema híbrido. Ele deve inclusive ser nacionalizado, como parte de um investimento bilionário anunciado em 2020 (leia aqui). O lançamento deve acontecer no segundo semestre.

JEEP GRAND CHEROKEE 4XE (Novo) – A quinta geração do Grande Cherokee chegou às lojas dos EUA ainda em 2021 (leia aqui), mas ainda não desembarcou no Brasil. Curiosamente, a Jeep já confirmou sua vinda (leia aqui), inclusive na variação híbrida e prometendo-a para 2022. Os planos acabaram atrasando, mas ele está nos planos da marca. A expectativa é que a apresentação aconteça ainda na primeira metade de 2023.

KIA SORENTO (Novo) – Um tanto esquecido no mercado, o Sorento voltou à pauta da Kia do Brasil. A marca confirmou que o SUV terá quarta geração por aqui (leia aqui), movida por um sistema híbrido de até 230 cv. Ela não detalhou, porém, se o equipamento terá operação tradicional ou será também recarregável por agente externo (PHEV). Ele deve estrear ainda no primeiro semestre.

2023 Land Rover Defender 130

LAND ROVER DEFENDER 130 (Atualização) – Ao iniciar as vendas do Defender no Brasil, a Land Rover sinalizou que todas as carrocerias chegariam às lojas tupiniquins. Em 2023, após as variações 110 e 90 já estarem em oferta por aqui, será a vez da alongada 130, com espaço para até oito ocupantes, desembarcar no País. Ele deve estrear na metade do ano, com sistema híbrido plug-in (PHEV).

2024 Mercedes-Benz EQE SUV

MERCEDES EQE SUV (Novo) – A Mercedes dará continuidade ao aumento de sua gama de elétricos no Brasil. Depois de lançar três modelos de uma só vez (leia aqui), entre eles o EQE, a marca apostará no EQE SUV, com nome autoexplicativo. Ele chega apenas no segundo semestre, com dois motores elétricos, 476 cv e tração nas quatro rodas.

2023 Mini Countryman spy photo

MINI COUNTRYMAN (Novo) – A Mini testa a terceira geração do Countryman desde 2021 (leia aqui), já com a carroceria definitiva. Pelo tempo passado, é bastante provável que, como o irmão hatch, o crossover já esteja na rampa de lançamento. A expectativa é que ele seja oficializado ainda no primeiro semestre de 2023, desembarcando por aqui na segunda metade.

2023 Mitsubishi Outlander PHEV

MITSUBISHI OUTLANDER PHEV (Novo) – Com uma linha enxuta, hoje formada apenas por Pajero Sport, L200 e Eclipse Cross, a Mitsubishi deve ter novidades em breve para o Brasil. Uma delas é a quarta geração do Outlander (leia aqui), que chegará já com a variação híbrida plug-in (PHEV) (leia aqui). Além de ser um produto completamente novo, ele aproveita a “onda” de eletrificados, algo em que a Mitsubishi já aposta, lá fora, há bastante tempo. A expectativa é que seja lançado ainda no primeiro semestre.

NISSAN ARIYA (Novo) – Uma das maiores apostas globais da Nissan nos últimos anos, o Ariya (leia aqui) também será vendido no Brasil. Com boa receptividade na Europa, o SUV virá para pavimentar o caminho da marca rumo à eletrificação, após os primeiros passados dados com o Leaf (leia aqui) e a promessa de chegada de novos produtos, incluindo híbridos como o Kicks (leia aqui). O lançamento ocorre em algum momento de 2023.

https://allthecars.files.wordpress.com/2020/05/nissan-kicks-e-power-tailc3a2ndia-00.jpeg

NISSAN KICKS E-POWER (Atualização) – A Nissan havia confirmado a chegada de um modelo eletrificado à América do Sul em 2023 (leia aqui). Pelo termo usado, ela provavelmente fala de um híbrido, do contrário, aproveitando-se da “onda” global, certamente a característica indicada seria “elétrico”. Nos bastidores, aponta-se que o escolhido é o Kicks e-Power, a variação híbrida do SUV compacto, que desembarcaria por aqui importada da Tailândia. O modelo asiático usa o propulsor elétrico para mover as rodas, enquanto o 1.2 a gasolina serve como gerador de energia. A expectativa é que o desembarque aconteça ainda no primeiro semestre.

Peugeot 2008 2024 [Auto+ / João Brigato][Foto: AutoMaisTV.com.br]

PEUGEOT 2008 (Novo) – Em agosto (leia aqui), um executivo indicou que a Peugeot estava estudando a produção da segunda geração do 2008 na Argentina. Aparentemente, porém, o projeto já estava em fase avançada, haja vista que o site Auto+ (acesse aqui) flagrou uma unidade do SUV em testes no Brasil. A alta dose de camuflagem na carroceria indica se tratar de um modelo com motor a combustão, haja vista que o elétrico já é vendido por aqui (leia aqui). O 2008 local deverá usar motores de origem Fiat: certamente o 1.0 Turbo de 125/130 cv está nos planos. Chega no final do ano.VOLKSWAGEN T-CROSS (Atualização) – A Volkswagen trabalha com discrição, mas vez ou outra seus protótipos são fotografados por aí – ainda mais em tempo de celulares com câmeras de tanta qualidade. O T-Cross foi um destes, revelando que o SUV passará por uma leve atualização em 2023. Os retoques são sutis, para reforçar o caráter de refinamento do modelo frente ao Nivus, contemplando mudanças em faróis, grade, para-choques e lanternas, além de detalhes internos. A estreia acontece já no começo do ano.

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh3kJqMReJhsaDxbg7ybbMumzzPlurdPSOU4EiW7PNlE6godHRgwuDfxicOnfHmw6vqutzUS4ZmPyFXCPwIySRKEaf7I6DxHhGmv8joATVVsLnc5XKczY13VKLYmIoK7sOR2PYvaw3OZ1VTMPmp7pGl3v5ODTurTOqADXX11HDWGxyjtTe-ligL72m-=s1346

VOLKSWAGEN TIGUAN (Atualização) – Entra ano sai ano, e seguimos apostando que o Tiguan reestilizado chegará ao Brasil. Apresentado aos europeus na metade de 2020 (leia aqui), o retoque chegou à carroceria alongada somente em 2021. Feito no México, ele agora é aguardado para 2023, já tendo sido lançado no Uruguai em dezembro do ano passado (leia aqui). Deve aparecer ainda no primeiro semestre.

VOLVO EX90 (Novo) – Apresentado em novembro (leia aqui), o EX90 não deve tardar a chegar ao Brasil. Com a estratégia de ter apenas elétricos em sua gama até 2030, o que inclui nosso mercado, o SUV deve desembarcar por aqui em breve, substituindo o XC90 (leia aqui). Ou seja: assim que as entregas lá foram se normalizarem, ele chega ao País, o que deve acontecer no segundo semestre.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s