O norte-americano Ken Block, piloto que fez fama com manobras e chegou a disputar, entre outras competições, o Mundial de Rali (WRC), faleceu nesta segunda-feira (2). Ele sofreu um acidente enquanto pilotava um snowmobile, uma espécie de motocicleta para a neve, no estado de Utah. Co-fundador da marca DC Shoes, ele deixa a esposa, Lucy, e três filhos.
A notícia do acidente foi divulgada primeiramente pelo site TMZ e, em seguida, confirmada pela Hoonigan Industries, fundada por ele, e também pela polícia do condado de Wasatach, onde a tragédia ocorreu. Block estava pilotando o snowmobile em uma ladeira íngreme, quando o veículo capotou e caiu sobre ele. O piloto faleceu ainda no local, em consequência das lesões. A investigação primária apontou que ele passeava com um grupo de pessoas, mas estava sozinho no momento do acidente. A causa da morte ainda será divulgada.
Ken Block começou a correr em 2005, na Rally America, dos Estados Unidos, com um Subaru Impreza WRX STi. Ele disputou com carro japonês até 2009, trocando para o Ford Fiesta em 2010. Após um ano de hiato, retornou em 2012, novamente com o hatch da Ford, parando em 2015. Também disputou provas esporádicas do WRC, do Global Rally Cross e do World RallyCross, quase sempre com o Fiesta – apenas uma etapa, nas três competições, correu com o Impreza. Seu time se chamava Monster World Rally Team de 2010 a 2013, quando foi rebatizado como Hoonigan Racing Division.
Nas pistas, Block acabou não faturando títulos. Porém, conquistou fãs pelo mundo todo com sua série chamada Gymkhana. Nela, o piloto guiava um carro amplamente modificado, realizando diferentes manobras em um traçado único: poderia ser nas ruas de uma cidade, como em São Francisco (EUA), ou ambientes como uma fábrica abandonada. O canal Hoonigan, que publica os vídeos, tem mais de cinco milhões de inscritos e conta também com vídeos de outro piloto com características como as de Block: Travis Pastrana. O vídeo mais recente, chamado Gymkhana 2022, com Pastrana ao volante, tinha mais de 13 milhões de visualizações até o momento desta publicação.
Block tinha profunda relação com a Ford, com a qual encerrou sua parceria em 2021 (leia aqui). Naquele momento, ele chegou a indicar que retomaria sua parceria com a Subaru, mas acabou fechando um contrato com a Audi (leia aqui). Em 2014, ele gravou um vídeo com Neymar (leia aqui). O piloto também participou de franquias dos games como DiRT, Need For Speed e Forza.
Em nota, confirmando a má notícia, a Hoonigan Industries diz: “É com nosso mais profundo lamento que confirmamos o falecimento de Ken Block em um acidente de snowmobile hoje [ontem, segunda-feira]. Ken era um visionário, um pioneiro e um ícone. E, mais importante, um pai e marido. Sua ausência será incrivelmente sentida.”
Descanse em paz, Ken Block!