O painel quase todo coberto por telas já é uma realidade na Mercedes-Benz, onde a Hyperscreen se faz presente em modelos como o EQS. Mas outras marcas tendem a seguir o caminho da gigante alemã, como adianta a Chrysler. A empresa exibe na feira de tecnologia CES, em Las Vegas (EUA), um protótipo chamado Synthesis, que servirá de base para produtos definitivos dotados de inteligência artificial.
Segundo a empresa, ela será a primeira da Stellantis na América do Norte a usar uma nova geração do sistema de infoentretenimento do grupo, tomando por base também a iminente plataforma elétrica comum da empresa, STLA. O painel cheio de telas faz parte do conjunto, trazendo dados da circulação, mas sua aplicação será voltada especialmente em modelos com sistemas autônomos. No caso do Synthesis, o arranjo aparenta ser uma evolução do visto no conceito Airflow (leia aqui), de um ano atrás, porém voltado a veículos sem volante.
O Synthesis conta com 94,4 centímetros de telas, colocadas sobre duas superfícies envidraçadas. A Chrysler afirma que o software é capaz de aprender as preferências do proprietário, realizar atualizações remotas, sincronizar dados com outros aparelhos – inclusive domésticos – e fazer sugestões sobre rotas, pontos de recarga e estacionamentos. A STLA, diz a marca, terá nível de 3 de automação, o que permite à pessoa situada no banco do motorista tirar as mãos do volante e os olhos da estrada em determinados cenários.
Interior do conceito Airflow (2022)
O primeiro elétrico da Chrysler, que contará já com parte das tecnologias vistas aqui, chega às lojas norte-americanas em 2025. Até 2028, toda a gama da marca será eletrificada – algo que nao é difícil, considerando-se que a linha hoje é formada pela minivan Pacifica (leia aqui) e o sedã 300, prestes a sair de cena (leia aqui).