No início de 2022 (leia aqui), Honda e Sony anunciaram uma parceria, com a montadora comprometida a produzir os carros desenvolvidos pela gigante de eletrônicos. Agora, na feira de tecnologia CES, em Las Vegas (EUA), a dupla detalha melhor os planos, com a criação de uma marca específica para a aliança, chamada Afeela. A nova subsidiária revela também as linhas de um modelo que entrará em pré-venda em 2025, com entregas previstas para 2026.
Esteticamente, o modelo da Afeela traz contornos evoluídos sobre os vistos nos conceitos Vision-S (leia aqui) e Vision-S 02 (leia aqui), expostos pela Sony em edições passadas da CES. Há diferenças significativas na carroceria, especialmente nas extremidades, todavia as formas gerais foram mantidas, com teto em arco e terceiro volume praticamente inexistente. O interior também é parecido com os conceitos anteriores, trazendo um painel dominado por telas. O diferencial fica para o volante estilo aviação, como já se vê nos Tesla. Atrás, há dois grandes visores, que provavelmente terão funções do console Play Station à disposição.
Sobre a motorização, a Afeela fala apenas em tração integral, o que significa que seu modelo tem pelo menos dois propulsores elétricos. Por outro lado, confirmam-se as medidas: 4,895 metros de comprimento, 3,000 m de entre-eixos, 1,900 m de largura e 1,460 m de altura, sendo ele ligeiramente mais curto que o Mercedes EQE (leia aqui). As rodas, de desenho aerodinâmico, têm 21 polegadas.
As partes destacam que o sedã da Afeela possui nível 3 de automação, o que permite ao motorista tirar as mãos do volante e os olhos da estrada em situações específicas, como em tráfego pesado. Para tanto, seu sistema conta com nada menos que 45 equipamentos, entre sensores e radares.
A Afeela – batizada para “expressar sentimento” (“feel”, em inglês) – deve trazer mais novidades sobre o modelo em breve.