Lançada na Ásia no ano passado (leia aqui), a nova geração do Yaris emergente está chegado ao Brasil – ou ao menos ao Mercosul, neste primeiro momento. A Toyota registrou o desenho do sedã no escritório de patentes da Argentina, o que seria um indício do iminente desembarque do modelo na região. A expectativa é que ele seja produzido por aqui em um futuro próximo, enfrentando Chevrolet Onix Plus, Honda City e companhia.
Em termos visuais, o Yaris bebe da fonte que inspirou Corolla e demais sedãs da Toyota, com faróis e lanternas mais retilíneos, laterais fluidas e vigias nas colunas C. O interior aparenta maior refinamento, o que seria um bom reforço para o compacto. Na Tailândia, onde já é vendido, o sedã conta com quadro de instrumentos com tela de nove polegadas, controle de velocidade adaptativo (ACC), auxílio de permanência de faixa, entre outros.
Um dos destaques do modelo é a plataforma modular DNGA, desenvolvida pela irmã Daihatsu, especializada em veículos pequenos. A maior alteração, além de oferecer uma estrutura mais estável e segura, está no entre-eixos de 2,620 metros, com ganho de sete centímetros sobre o Yaris Sedan atual. No restante, há poucas mudanças: a nova linhagem tem 4,425 m de comprimento (+0,5 cm), 1,740 m de largura (+1 cm), 1,480 m de altura (+0,5 cm) e 475 litros no porta-malas (+2 l).
Na Tailândia, o Yaris Sedan é vendido com motor 1.2 de 94 cv, mas a Toyota prometeu um 1.5 híbrido para o futuro. Em Laos, ele usa um 1.3 de 98 cv, enquanto na Indonésia seu propulsor é um 1.5 de 106 cv.