Nasser Al-Attiyah venceu o Rally Dakar pela quinta vez, sendo o primeiro a chegar após o prólogo e os 14 estágios da prova. O catari abriu grande vantagem na sexta etapa, posteriormente apenas administrando a vantagem que tinha sobre os rivais. O segundo colocado foi o eneacampeão do Mundial de Rali (WRC), Sébastien Loeb, que triunfou em seis dos últimos sete estágios, mas não conseguiu tirar a grande margem do adversário árabe. O brasileiro Lucas Moraes foi o terceiro, tornando-se o campeão dos estreantes.
Um dos favoritos à vitória, Al-Attiyah começou atrás no Dakar 2023. No prólogo, o primeiro foi Mattias Ekström da Audi, com apenas um segundo de vantagem sobre Loeb, da Prodrive, e 11s à frente de Stéphane Peterhansel, também da Audi. No estágio 1, Carlos Sainz, outro com granes chances de levar o troféu, assumiu a ponta com seu Audi, seguido por Loeb e Yazeed Al-Rajhi, da Toyota. O espanhol se manteve na ponta na fase 2, mas Al-Attiyah assumiu a dianteira no 3, de onde não mais saiu. O catari foi “beneficiado” por desempenhos ruins dos rivais e no estágio 6 já possuía mais de uma hora de vantagem sobre o sul-africano Henk Lategan, da Toyota, então na segunda posição. Moraes era o terceiro.
No estágio 9, Moraes assumiu a segunda colocação, mas ainda a 1h21min57s de Al-Attiyah e agora com Loeb em terceiro. O francês da Prodrive venceu dos estágios 8 ao 13 e ultrapassou Moraes ao final do 12. Apesar dos consecutivos triunfos, a diferença para o catari diminuía pouco, deixando o piloto árabe com tranquilidade na dianteira. Deste modo, ainda conclui a prova com 1h20min49s de vantagem sobre Loeb, a maior em 20 anos.
Já Sainz, que teve problemas no estágio 3, sofreu um forte acidente na metade da fase 9. O pai do piloto da Ferrari viu seu Audi capotar, com danos que o obrigaram a abandonar a corrida. De volta à Espanha, onde mora, realizou exames médicos e constatou fraturas nas vértebras T5 e T6, mas sem riscos sérios no momento.
Os outros vencedores do Rally Dakar 2023 foram o argentino Kevin Benavides (motos), o francês Alexandre Girou (quadriciclos), o americano Austin Jones (protótipos leves T3), o polonês Eryk Goczal (UTV T4), o holandês Janus van Kasteren (caminhões) e o espanhol Juan Morera (clássicos).