Antecipado em vídeo (leia aqui), o DBS 770 Ultimate foi agora oficializado pela Aston Martin – e também ganhou um vídeo de divulgação. Como o nome sugere, o modelo conta com 770 cv, extraídos de um motor de 12 cilindros que entra na fase final de sua vida – daí o “Ultimate”. Serão produzidos, a partir deste trimestre, 300 cupês e 199 conversíveis, com entregas previstas para começarem no terceiro trimestre de 2023. O preço não foi revelado.
Destaque da versão, o motor 5.2 V12 recebeu mudanças pontuais, como na pressão do turbo e no coletor de admissão, para entregar agora 770 cv e 91,8 kgfm, ganhando 45 cv em relação ao DBS Superleggera, mas mantendo seu torque. A energia é enviada às rodas traseiras mediante o câmbio ZF de oito marchas, que, assegura a Aston Martin, foi recalibrado para receber a cavalaria extra. O eixo posterior conta também com um diferencial mecânico de deslizamento limitado.
A Aston Martin descreve o 770 Ultimate como o modelo de produção mais potente de sua história (deixando claro que Valkyrie e Valhalla não entram na conta) e como o DBS mais veloz já construído. Contudo, segundo ela própria, o esportivo alcança 340 km/h, a mesma máxima declarada para o Superleggera lançado em 2018 (leia aqui). O tempo de aceleração de zero a 100 km/h não foi divulgado, mas deve manter os 3,4 segundos do irmão.
Além do V12, a Aston Martin dedicou tempo de engenharia a aprimorar outras áreas do DBS. Segundo a marca, a direção ficou mais direta e a suspensão ganhou calibração diferenciada, com sistema adaptativo (ADS) e barras mais rígidas. Já os freios são os de carbono-cerâmica de 410 milímetros na frente e 360 mm atrás.
Em termos estéticos, o 770 Ultimate ganha capô com nova abertura, splitter mais pronunciado no para-choque, detalhes em fibra de carbono e difusor traseiro redesenhado. As rodas de 21 polegadas têm desenho específico, com acabamento em prata, preto ou preto com diamantado. Já o interior traz assentos esportivos em couro e alcântara, componentes em carbono e plaquetas específicas da série. É possível também customizar o interior, como em outros Aston Martin.