Dando sequência aos planos de expansão pelo mundo, a chinesa BYD pode enfim chegar à Europa, inclusive com um centro de produção. O local escolhido pelos asiáticos seria a fábrica da Ford em Saarlouis, na Alemanha, que encerrará as atividades em 2025 (leia aqui). Com risco de ser fechada, a planta pode ser negociada com os orientais, ao menos mantendo os empregos do complexo.
De acordo com o jornal The Wall Street Journal, outras empresas demonstraram interesse na planta – ao todo, seriam 15 postulantes -, mas a BYD é a mais incisiva. Ainda em janeiro, executivos da Ford devem viajar à China para discutir os temos da negociação, o que mostra o interesse dos americanos em darem solução ao caso. Contudo, as tratativas ainda não estão em fase de conclusão, o que significa que faltam muitos acertos para que o contrato seja assinado.
Produzindo carros desde 1970, a unidade de Saarlouis inicialmente fabricou o Escort, em todas as suas gerações, até 1998, quando começou a montar seu sucessor Focus. Desde 2019, o médio é o único modelo feito na planta alemã, permanecendo na linha de produção até 2025, quando ela será fechada.
[ Fonte: The Wall Street Journal ]