Entusiasta comprovado, Akio Toyoda anunciou que deixará o cargo de chefe-executivo (CEO) da Toyota, empresa fundada por seu avô, Sakichi Toyoda. Aos 66 anos, o japonês se desligará da operação da montadora em 1º de abril, quando assume a presidência do conselho de administração da gigante asiática. Em seu lugar, assume Koji Sato, atualmente comandante de Lexus e Gazoo Racing, a divisão esportiva da Toyota.
Akio Toyoda se tornou uma figura emblemática na história da montadora. Ele assumiu como CEO em 2009, ainda sentindo os efeitos da crise global, e imediatamente cortou seu próprio salário (leia aqui). À frente da Toyota, conseguiu enfrentar a recessão e tomar a liderança de vendas globais da General Motors, esta duramente afetada pela economia na época, e também dirigir crises como a do “mega recall da Takata”, que envolveu cerca de 20 milhões de veículos da empresa. O herdeiro ainda apostou na “hibridização” de muitos modelos, mostrou-se reticente ante aos elétricos puros (leia aqui e aqui) e incentivou a criação da divisão Gazoo Racing, que deu origem a modelos como Corolla GR-S e Yaris GR-S, além de ter recolocado a marca no Mundial de Rali (WRC) (leia aqui).
Agora, Toyoda assume como presidente do conselho de administração da companhia, afastando-se da operação direta, mas ainda apontando as diretrizes da Toyota. Ele substitui Takeshi Uchiyamada, considerado o “pai do Prius”, que segue como conselheiro do grupo.