Rumores de que a Ford estava negociando sua entrada na Fórmula 1 ganharam força nas últimas semanas (leia aqui), mas nenhuma posição oficial havia sido divulgada. Até agora. Ao site Motorsport, o diretor da Ford Performance, Mark Rushbrook, admitiu que o crescimento da categoria atraiu a atenção da montadora, embora não haja uma definição – novamente, oficial – a respeito de participar da competição.
De acordo com o executivo, o avanço da F1 em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos, tem chamado atenção das montadoras. “A Fórmula 1 está certamente forte e crescendo, tanto nos Estados Unidos quanto globalmente. O que eles fizeram bem foi criar boas corridas e boa competição. Ainda é o pináculo, mas eles conseguiram atingir novos públicos com coisas como Drive to Survive. Como empresa, corremos pela inovação, transferência tecnológica, a oportunidade de aprender, mas também pelo marketing. A situação certamente mudou, e definitivamente exige ser considerada”, explica Rushbrook.
Apesar de reconhecer a importância e o impacto de marcar presença na Fórmula 1, ele não garante a entrada da Ford na categoria em 2026, como apontam os rumores. “Não comentamos sobre especulação, mas é a mesma coisa com todas as categorias por aí. É nossa responsabilidade estudarmos e entendermos, somente depois tomando uma decisão sobre [a entrada] fazer sentido ou não”, aponta. Sobre o uso de combustíveis 100% sustentáveis, determinantes para a chegada da Audi e o interesse da Cadillac, ele reforçou o discurso. “(…) É definitivamente algo que estamos interessados, mas já estamos fazendo isso em outras categorias. O WRC começou isso no ano passado e tem sido importante na história, um grande aprendizado para nós”, diz o executivo.
Os rumores iniciais apontavam para uma parceria entre Ford e Red Bull a partir de 2026. No momento, os austríacos não têm fornecedor de motores confirmado e os americanos poderiam ser a alternativa. As partes já têm um trabalho cooperativo no WRC, o que poderia aproximá-las também na F1. A última incursão da gigante do oval azul na Fórmula 1 aconteceu entre 2000 e 2004, com a equipe Jaguar.
[ Fonte: Motorsport ]