A necessidade é a mãe da criatividade. Devido aos embargos impostos pela invasão à Ucrânia, a Rússia segue sem receber veículos de outros países do Ocidente, fazendo com que as empresas locais desenvolvam soluções com o que têm. A última novidade vem da AvtoVaz, que criou versões do Lada Niva para o transporte de carga dotadas de baús. Elas já podem ser adquiridas na rede de lojas da marca pelo país euroasiático.
Os consumidores russos podem adquirir o Niva LCV com cabines simples e dupla, está última curiosamente dotada apenas de duas portas. Segundo a AvtoVaz, o chassi foi reforçado, adotando estrutura similar a dos modelos de resgate baseados no utilitário e vendidos pela marca. O interior espartano não muda, assim como o motor: sob o capô se esconde o 1.7 a gsaolina de 83 cv e 13,1 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas e tração 4×4 com diferenciais blocantes.
O comprimento do Niva LCV fica em 4,44 metros, com 2,85 m de entre-eixos, altura variando de 1,77 a 2,00 m e distância do solo entre 20,5 e 24 centímetros. A área de carga tem volumes ed 1 a 3,5 metros cúbicos, a depender da configuração, e a capacidade de transporte pode chegar a 800 kg. A Lada indica ainda ter como opção refrigerador e suspensão reforçada.
