Grande parte dos entusiastas nutre admiração e carinho pelo motor rotativo, também conhecido como Wankel, por seu alto poder de geração de energia e também pelo ronco emitido. Porém, também por ser bastante poluente e de difícil “domínio”, ele acabou deixado de lado pela indústria, apenas com a Mazda ainda apostando neste tipo de propulsor. Fora do mercado desde 2012, ele agora retorna para equipar o híbrido MX-30 R-EV.
O MX-30 original é um elétrico puro com motor único de 145 cv, bateria de 35,5 kWh brutos e autonomia média na casa dos 160 km. O R-EV é um híbrido plug-in, que pode carregar as células de 17,8 kWh por cabos ou utilizar o motor rotativo para esta finalidade. Por isso, ele traz um tanque de cerca de 50 litros a fim de permitir circular por maiores distâncias sem a necessidade de parar para recarga – embora a Mazda não fale em números.
Por ora, sabe-se apenas que o R-EV percorre aproximadamente 85 km usando apenas eletricidade. Ao menos a marca confirma sua potência: são 171 cv do motor elétrico chegando às rodas, enquanto o Wankel rende 76 cv, mas apenas para gerar energia à bateria. Ele tem apenas um rotor e 830 cm³ de deslocamento, contando ainda com injeção direta para ajudar a reduzir as emissões.
No restante, o R-EV é similar ao MX-30 puramente elétrico. Suas diferenças externas ficam para os emblemas do motor rotativo nos para-lamas dianteiros, enquanto a tampa do porta-malas estampa a plaqueta “E-Skyactiv R”, em alusão ao Wankel. O modelo conta ainda com uma versão exclusiva chamada Edition R, que tem teto vermelho, carroceria preta e o logo do propulsor rotativo em apoios de cabeça e tapetes.
O MX-30 R-EV chega às lojas da Europa nas próximas semanas.