A Audi apresentou um exótico conceito que adianta sua linguagem visual. Chamado Activesphere, o modelo mescla características de cupê, SUV e até picape, com sua traseira “aberta”, apontando soluções que veremos nas ruas futuramente. A expectativa é que ele ainda renda um sedã de produção, provavelmente sucessor do A8.
O Activesphere, em si, não deve chegar às linhas de produção, mas suas soluções são experimentadas para testar aceitação e também viabilidade. Em termos estéticos, pode-se dizer que muito de dianteira e traseira será transplantado para futuros lançamentos. O interior é típico de conceitos, porém as linhas predominantemente horizontais devem ser seguidas em modelos de produção nos próximos anos. Há mostradores em realidade aumentada, que também têm grande chance de estar nas ruas mais adiante, e sistema autônomo de nível 4, ainda um pouco distante da realidade.
Na carroceria, o protótipo traz os contornos dos Sportback, com quatro portas, mas altura elevada em relação ao solo, ao estilo das peruas Allroad. Ao toque de um botão, a cobertura de vidro traseira desliza para cima do teto, enquanto a inferior se abre como uma tampa de caçamba, ampliando a área de carga, aos moldes de uma picape.
O Activesphere usa a plataforma PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em parceria entre Audi e Porsche. O conceito mede 4,98 metros de comprimento, 2,07 m de largura, 1,60 m de altura e 2,97 m de entre-eixos. A propulsão é feita por dois motores, um para cada eixo, que totalizam 442 cv e 73,4 kgfm de torque, alimentados por bateria de 100 kWh. A autonomia média é estimada em “mais de 600 km”.