O Grupo Toyota fechou mais um ano na liderança de vendas globais de veículos novos. Em 2022, a japonesa emplacou 10.483.024 veículos em todo o mundo, 0,1% a menos que em 2021. O desempenho foi mais que suficiente para mantê-la à frente no ranking, haja vista que o Grupo Volkswagen, segundo colocado, viu seus números se reduzirem em 7%, somando 8,3 milhões de unidades entregues no ano passado.
A crise dos semicondutores e os efeitos da Covid-19 impactaram negativamente todas as fabricantes globais. Pontualmente, a Toyota acabou sofrendo em seu mercado de origem, o Japão, com queda de 9,6% nas vendas, mesmo percentual de retração aferido nos Estados Unidos. A empresa também enfrenta dificuldades na Tchéquia, onde produz Aygo e Yaris Cross para a Europa: a planta ficará fechada durante todo o mês de fevereiro por problemas com fornecedores de peças.
Pelos lados da Volkswagen, também houve problemas com a cadeia produtiva. A empresa enfrento dificuldades no Brasil, devido à falta de componentes, e na China, este um de seus maiores mercados, por medidas de combate à Covid-19. A gigante alemã ainda teve dificuldades com a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.