A Fiat começou 2023 como terminou 2022: na liderança isolada do mercado brasileiro de veículos. Segundo relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a gigante italiana somou 28.588 emplacamento (21,91% de participação), ficando bem à frente das rivais mais próximos, Chevrolet (22.688/17,39%) e Volkswagen (20.044/15,36%). Repetindo dezembro, a Toyota ocupou a quarta posição (12.423/9,52%), vencendo a briga direta com a Hyundai (11.521/8,83%). As surpresas do mês foram a Nissan na oitava posição, à frente da Honda, e a Volvo liderando o segmento premium, ultrapassando a BMW e mais que dobrando os números da Audi, quarta colocada entre as marcas de luxo.
Confira abaixo o ranking.
FABRICANTES (JAN/2023)
Pos. – Marca – Volume (Part.)
1 – Fiat – 28.588 (21,91%)
2 – Chevrolet – 22.688 (17,39%)
3 – Volkswagen – 20.044 (15,36%)
4 – Toyota – 12.423 (9,52%)
5 – Hyundai – 11.521 (8,83%)
6 – Jeep – 8.522 (6,53%)
7 – Renault – 6.987 (5,36%)
8 – Nissan – 4.044 (3,10%)
9 – Honda – 3.273 (2,51%)
10 – Citroën – 1.915 (1,47%)
11 – Peugeot – 1.671 (1,28%)
12 – Ford – 1.457 (1,12%)
13 – Caoa Chery – 1.327 (1,02%)
14 – Mitsubishi – 1.137 (0,87%)
15 – Volvo – 821 (0,63%)
16 – BMW – 780 (0,60%)
17 – Ram – 593 (0,45%)
18 – Mercedes-Benz – 520 (0,40%)
19 – Kia – 408 (0,31%)
20 – Audi – 368 (0,28%)
21 – Porsche – 296 (0,23%)