A BMW anunciou que vai produzir sua nova gama de elétricos, construída sobre a plataforma modular Neue Klausse, também no México. A gigante alemã aplicará € 800 milhões no projeto, a fim de viabilizar a montagem da família naquele país a partir de 2027, de olho em Estados Unidos e Canadá, mas também com possibilidade de exportá-los para outras localidades – como o Brasil. Até então, a linha ecologicamente correta tinha fabricação garantida somente em Alemanha, EUA e Hungria.
De acordo com a BMW, a fábrica de San Luis Potosí receberá um centro de montagem de baterias de alta voltagem. Só esta nova estrutura consumirá cerca de € 500 milhões. O restante da planta receberá modernização para viabilizar a produção dos veículos da Neue Klasse. Estima-se que o primeiro a ser fabricado por lá, nestas características, é a próxima geração do Série 3, com propulsor elétrico.
Aberta em 2019, a unidade mexicana produz os BMW Série 2, M2 e Série 3.
OUTROS CENTROS
Os modelos feitos sobre a Neue Klasse estreiam na fábrica de Debrecen, na Hungria. Por lá, a montagem começa em 2025. Meses depois, é a vez da unidade de Munique, na Alemanha, começar a fabricá-los. Os Estados Unidos também terão elétricos montados em Spartanburg, no estado da Carolina do Sul, com fabricação de baterias de alta voltagem nos arredores do complexo, mais precisamente na cidade de Woodruff.