A Williams revelou o visual definitivo do FW45, seu monoposto para a temporada 2023 da Fórmula 1. O carro traz uma combinação de pintura que evolui sobre a utilizada no ano passado pelo FW44, além de exibir alguns elementos que devem estar no modelo definitivo, a ser levado aos testes de pré-temporada no Bahrein entre 23 e 25 de fevereiro. A apresentação aconteceu em evento realizado na sede da empresa, em Grove (Inglaterra), com a presença dos pilotos Alexander Albon e Logan Sargeant, mas o novo chefe de time James Vowles assume o posto apenas daqui duas semanas, no dia 20.
Nesta temporada, a Williams mantém os tons de azul, mas troca o “W” estilizado das laterais por elementos mais próximos do que seriam losangos. No topo, o FW45 ganhou um misto de preto e laranja, que fazem com que a tomada de ar superior do motor remeta às pilhas da Duracell, uma de suas patrocinadoras. A escuderia britânica estampa ainda novos logotipos no carro, entre eles Stephens, PureStream e Gulf, anteriormente apoiadora da McLaren.
Em termos de design, observa-se que a Williams mesclou conceitos de Ferrari e Red Bull, até o momento as que obtiveram melhores resultados sob o novo regulamento de carros, estreado em 2022. Em seu comunicado, a equipe destaca ter “tido a oportunidade de evoluir significativamente o conceito de sidepod (…), otimizando o arranjo do sistema de refrigeração do motor”. Notam-se as saídas de ar no capô, mas também uma queda acentuada junto às laterais, unindo soluções das duas primeiras colocadas do Mundial de Construtores da F1 2022.
Vale destacar que o motor Mercedes permanece no time, pela décima temporada consecutiva. Já Albon vai para seu segundo ano junto da Williams, tendo o estreante Sargeant ao seu lado. Por fim, com a saída de Jost Capito, a empresa buscou o diretor de estratégia da Mercedes, James Vowles, para chefiar a escuderia, tanto dentro quanto fora das pistas.

Data – Escuderia – Modelo
31/01 – Haas – VF-23
03/02 – Red Bull – RB19
06/02 – Williams – FW45
07/02 – Alfa Romeo – C43
11/02 – AlphaTauri – AT04
13/02 – Aston Martin – AMR23
13/02 – McLaren – MCL37
14/02 – Ferrari – Não Informado
15/02 – Mercedes – W14
16/02 – Alpine – A523