O Aventador Ultimae não era bem o último Lamborghini com motor V12 (leia aqui). A marca italiana apresenta agora os modelos Autentica e Invencible, ambos movidos por um doze-cilindros de 6,5 litros. Ao menos os compradores da série especial têm um alento: os dois novos esportivos são one-off, tendo apenas um exemplar cada, feitos sob encomenda. Os preços dos brinquedos, claro, não foram divulgados.
O visual dos hipercarros tem muito do que se viu recentemente na Lambo, mas em uma combinação inédita. A dianteira em cunha traz faróis enclausurados sob uma cobertura verticalizada, enquanto a traseira exibe lanternas hexagonais como as de Sián (leia aqui) e Countach (leia aqui), porém em nova disposição. Os hexagonos são vistos também nas saídas de escape, nas aberturas da cobertura do motor – como no Sesto Elemento – e nos espelhos dos retrovisores. Por fim, há uma generosa asa traseira fixa para o cupê e estilosas barbatanas no conversível. O Invincible é pintado em vermelho Efesto (em alusão a Hefesto, deus grego do fogo e ferreiro do Monte Olimpo), enquanto o Autentica recebe o tom cinza Titans (remetendo aos titãs, deuses gregos dos primórdios da existência).
O interior remete aos outros Lamborghini movidos por V12, porém com design revisto. A central multimídia dá adeus, abrindo espaço para duas saídas de ar hexagonais. O painel é limpo, com grande tela para quadro de instrumentos e excesso de alcântara e fibra de carbono para revesti-lo, materiais também empregados no restante do habitáculo.
O motor utilizado na dupla é o 6.5 V12 que move o Aventador Ultimae, com 780 cv e 73,4 kgfm. A força é enviada às quatro rodas pelo câmbio ISR de sete marchas. Os esportivos têm também sistema de esterçamento do eixo traseiro, alterando o ângulo de rodagem em manobras e também altas velocidades. Já o chassi é específico, com um monocoque feito exclusivamente em fibra de carbono, similar ao de séries como Centenario, Essenza SCV12 e o próprio Countach.
Novamente, a Lambo afirma que estes são os últimos V12 não eletrificados da história. A marca promete a chegada do sucessor do Aventador, com um V12 híbrido, para as próximas semanas.