O SUV compacto da Toyota para mercados emergentes está quase pronto. De acordo com o site Headlight Mag, o modelo está em fase final de desenvolvimento, com lançamento previsto para o segundo trimestre de 2023. A estreia global ocorre na Tailândia, mas o Brasil está no radar do “Yaris Crossover”, que deve chegar aqui até no máximo o início de 2024.
Para ter menor custo de produção, o Yaris Crossover, fruto do projeto D03B, é feito sobre a plataforma modular DNGA, criada pela Daihatsu, a divisão de veículos compactos da Toyota. Ela é menos refinada que a TNGA, que dá base a Corolla e Corolla Cross, porém compensa a diferença em uma maior acessibilidade. Na Ásia, terá motor 1.5 a gasolina e uma opção híbrida, que tende também a ser lançada por aqui.
Por ora, o visual é um mistério, mas há quem diga que o design seguirá a filosofia do europeu Yaris Cross (leia aqui). De todo modo, é sabido que terá algo em torno de 4,30 metros de comprimento, a fim de enfrentar rivais como o Honda HR-V, o que significa que não teremos uma versão do pequeno Daihatsu Raize (leia aqui), como se especulou.
[ Fonte: Headlight Mag ]