Depois de deixar o Brasil com menos de dois anos de atuação (leia aqui), o hatch Rio também será descontinuado na Europa e na Austrália. De acordo com a revista inglesa Autocar, o modelo já não tem mais encomendas aceitas no Velho Continente, sobrevivendo de estoques. Ele não contará com um sucessor direto, sendo substituído indiretamente pelo SUV Stonic e também pelo menor Picanto. Na Austrália, a própria marca confirmou o fim do compacto ao site CarExpert.
Segundo a publicação britânica, as baixas vendas do Rio no segmento foram determinantes para sua descontinuação. Em 2022, o hatch emplacou 32.506 unidades, 9% a menos que em 2021, e ficou bem distante do Opel Corsa, que conquistou 164.119 clientes no mesmo período, no Velho Continente. Na Austrália, o coreano somou 4.576 vendas, longe do MG3, o líder da categoria, com 16.168 exemplares negociados.
Vale ressaltar ainda que muitas montadoras estão deixando o segmento de hatches compactos, devido à maior lucratividade dos SUVs. A Ford, por exemplo, já confirmou o fim do Fiesta, mesmo com o modelo tendo boa demanda (leia aqui).