A Chery anunciou um investimento de US$ 400 milhões (R$ 2,064 bilhões, hoje) na Argentina, a fim de viabilizar a montagem de veículos elétricos – que já havia sido adiantada anteriormente (leia aqui). Segundo a empresa, o projeto prevê a construção de uma fábrica capaz de montar cerca de 100 mil unidades anuais. Além disso, o complexo terá estrutura para produzir também baterias, utilizando o lítio extraído na região Norte do país vizinho.
O investimento foi anunciado pelo vice-presidente da Chery Internacional, Zhang Shenghan, em reunião com o embaixador argentino na China, Sabino Vaca Narvaja, e o secretário nacional da Indústria, José de Mendiguren. Segundo ele, a fábrica de automóveis começaria a operar em 2030. Porém, o local de sua construção não foi revelado. Já as baterias seriam produzidas em Jujuy pela também chinesa Gotion, aliada da Chery.
A expectativa é que a fábrica local também exporte seus veículos, o que faz do Brasil um destino em potencial para os elétricos argentinos.