O reestilizado HB20 está desembarcando oficialmente na Colômbia. Lançada por lá em agosto de 2020 (leia aqui), a segunda geração do compacto chega ao país vizinho com a mudança de meia vida lançada por aqui em 2022 (leia aqui). Seu diferencial frente ao modelo vendido em solo tupiniquim está na motorização: hatch e sedã são equipados com o 1.6 16v a gasolina, que aqui sobrevive somente na primeira geração do Creta (leia aqui).
No Brasil, o 1.6 saiu de cena por estratégia da Hyundai: a marca optou por equipar o HB20 apenas com motores 1.0, aspirado e turbinado, também devido às normas de emissões mais restritivas. No caso do Creta aqui vendido, porém, a marca “fez um esforço” e o manteve dentro dos limites do plano Proconve L7. Na Colômbia, HB20 e HB20S usam o 1.6 movido apenas a gasolina, apto a gerar 121 cv e 15,5 kgfm, com câmbios manual e automático, ambos de seis marchas.
Montada em Piracicaba (SP), a família HB20 chega às lojas colombianas nas versões Getz, com caixa manual, e Accent, com automática. Ambas garantem seis airbags, central multimídia com tela de oito polegadas e integração Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré, rodas diamantadas, entre outros. A representante local da Hyundai, Astara, estima vender cerca de cinco mil unidades da dupla em 2023.