VW ID.Buzz liderou vendas no país em janeiro
As vendas de veículos novos na Noruega despencaram em janeiro. Sem os incentivos que o governo vinha concedendo aos elétricos e com o aumento nas taxas para modelos a combustão, o país nórdico somou apenas 1.860 emplacamentos, o que representa uma queda de 95,3% em relação a dezembro, quando 39.497 unidades foram negociadas. O mês foi o de menor volume em 60 anos, algo bastante atípico nas economias atuais.
A retração acentuada nos emplacamentos tem algumas motivações. A primeira delas foi o aumento significativo nas vendas de dezembro, quase 100% a mais que no mesmo mês de 2021 e 250% acima da média mensal de 2022. O motivo foi a antecipação de compra que muitos noruegueses fizeram antevendo o aumento de tributos para veículos em geral. A segunda é uma espécie de “resposta” do consumidor local às novas medidas, que dificultaram o acesso aos automóveis de todo tipo.
O QUE MUDOU?
O sistema tributário norueguês soma várias taxas para veículos, como o imposto sobre valor agregado (VAT), sobre as emissões de NOx e de CO2 (separadamente) e também em relação ao peso do modelo. A partir de 1º de janeiro de 2023, os elétricos passaram a recolher cifras que até então estavam isentas. A cobrança pelo peso, por exemplo, requer o pagamento de 12,5 coroas norueguesas para cada kg excedido acima de meia tonelada. Por usarem baterias, os elétricos ultrapassam facilmente este número. Assim, um carro com 1.700 kg, por exemplo, paga 15 mil coroas extras no preço final, um valor equivalente hoje a € 1.410.
Outra taxa que passou a incidir sobre elétricos foi o VAT para modelos que tenham preço público superior a 500 mil coroas, algo próximo de € 47 mil. O tributo é aplicado apenas no valor excedente. Portanto, um Tesla Model Y, por exemplo, que é tabelado em cerca de 600 mil coroas, pagará 25% extras sobre as 100 mil coroas excedentes, o que resulta em um acréscimo de € 2.350 no preço final. Considerando-se os dois novos impostos, o Model Y ficou pelo menos € 4.100 mais caro, enquanto um Mercedes-Benz EQC encareceu € 7.050. Até mesmo o “acessível” VW ID.3 teve aumento considerável, de ao menos € 1.530.
Mas “pau que bate em Chico, bate em Francisco”, como diz nosso ditado. E os modelos a combustão tampouco escaparam do aumento: o governo aumentou as taxas em todos os âmbitos, inclusive de CO2, o que dificultou ainda mais a “vida” dos veículos a gasolina por lá: dos 1.860 emplacados em janeiro, apenas 36 tinham este tipo de motor. Curiosamente, modelos a diesel somaram 142 exemplares no período.
É provável que a situação se normalize aos poucos por lá, mas os números em janeiro deixam transparecer que a preocupação ambiental é tão importante quanto o orçamento familiar.
VENDAS DE VEÍCULOS NA NORUEGA (JAN-2023)
Pos. – Modelo – Emplacamentos
1 – Volkswagen ID.Buzz – 210
2 – Volkswagen ID.4 – 204
3 – Skoda Enyaq – 122
4 – Mazda MX-30 – 121
5 – Volkswagen ID.3 – 109
6 – Toyota ProAce – 97
7 – Toyota bZ4X – 92
8 – Volvo XC40 – 62
9 – Audi E-Tron – 58
10 – Volvo C40 – 46